Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Minas Gerais registra novas ocorrências de incêndios criminosos contra ônibus e repartições públicas

qua, 6 de junho de 2018 05:53

por Tatiana Oliveira

Entre a noite de segunda e terça-feira ocorreram atentados no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul de Minas

O Triângulo Mineiro foi novamente vítima dos ataques a ônibus e repartições públicas na noite de segunda-feira, 4, e durante a madrugada e manhã de ontem, 5. Veículos do transporte público foram alvo em Uberlândia, Uberaba e Tupaciguara. Ainda em Uberaba, houve danos na fachada de um supermercado e em uma janela do prédio do Ministério Público. Não há registro de feridos.

Foram quase 50 veículos incendiados e vandalizados no estado desde domingo em mais de 20 cidades no estado

Foram quase 50 veículos incendiados e vandalizados no estado desde domingo em mais de 20 cidades no estado

 

Na noite de segunda-feira, cinco ônibus do transporte coletivo foram incendiados em Passos, Machado, Alfenas e Itajubá, no Sul de Minas. Na última cidade, além dos ônibus, criminosos atearam fogo em uma viatura do Sistema Prisional de Varginha, em uma caminhonete em Passos e em um carro de agente penitenciário em Três Pontas. Segundo as polícias Militar e Civil, 17 pessoas foram detidas na noite de segunda-feira.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), publicou um vídeo em rede social informando que a investigação sobre a autoria dos ataques a ônibus e locais públicos está avançada. Em nota, o governo de Minas Gerais ressaltou que “está empenhado na resolução e no esclarecimento das motivações que levaram à queima de ônibus e outros eventos de segurança desde o último domingo, em diferentes cidades mineiras”, diz trecho. Polícia não descarta ordem de facção e onda de ataques incendiários atinge 21 cidades.

Estratégias de segurança para Araguari

Em Araguari ainda não há registro de ocorrências desse tipo, mas a secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana; Polícia Militar e a CAF Transportes, estão realizando ações preventivas para evitar ataques. “Todos os ônibus que saem do Mercado Municipal irão recolher passageiros até 18h45, depois disso não haverá mais coletivo, com exceção de dois”, coloca o secretário de Trânsito Luiz Antônio Lopes.“Por ordem da diretoria de Belo Horizonte vamos retirar os ônibus mais cedo, permanecendo apenas o do Distrito Industrial e o Circular II. Esses dois transportam trabalhadores no período noturno, as 21h e 22h10 e transitam por praticamente toda a cidade”, coloca o representante da CAF.

Ontem, 5, à tarde a empresa reuniu-se com a Polícia Militar e a secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana para estabelecer estratégias de segurança para esses veículos. O tenente Messias informou em reunião que será feita escolta, principalmente nos pontos finais, de coletivos que circularem depois das 18h30. “A maior preocupação é com as garagens, onde os veículos estão estacionados, por isso pedimos para que os proprietários das empresas reforcem a segurança”, disse.

Os postos de combustível foram recomendados a não vender gasolina ou etanol em galões. Nas periferias e nas zonas mais vulneráveis foi reforçado o policiamento. “Não podemos prejudicar a população, que precisa do transporte para trabalhar. Então, estamos realizando o possível para garantir essa segurança”, disse o tenente.

Uberlândia

Três ônibus foram atacados em Uberlândia na noite de segunda-feira, 4. Desses, dois foram vítimas de incêndio e um apedrejado. Em um dos atentados dois autores armados abordaram o motorista em uma motocicleta e obrigaram os passageiros a descer. Depois disso atearam fogo no ônibus e picharam todos os postes das proximidades com a sigla de facção criminosa.

A PM de Uberlândia efetuou a prisão de três pessoas no bairro Segismundo Pereira que foram flagradas com materiais para queimar ônibus. Não há confirmação de ligação desses indivíduos com os ataques.

Uberaba

Desde a noite de segunda-feira, Uberaba registrou três ataques a ônibus, incêndios criminosos em um supermercado do bairro Uberaba I e contra um caminhão de coleta de lixo.

Suspeitos foram detidos e coquetéis molotov apreendidos perto dos prédios do Ministério Público e Fórum. Desde segunda-feira à noite a PM deteve/apreendeu sete suspeitos de envolvimento nos ataques ocorridos em Uberaba.

Tupaciguara

Na madrugada de ontem, 5, a cidade de Tupaciguara foi vítima de incêndio, o qual foi ateado em três ônibus de transporte de passageiros. Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais – CBMMG – trata-se de possível ato criminoso. Eles estavam estacionados nas plataformas de embarque e desembarque do Terminal Rodoviário da cidade quando as chamas foram debeladas. Os veículos foram totalmente queimados e o fogo atingiu o telhado de amianto das plataformas, estourando vidraças. O combate às chamas foi com o apoio de dois caminhões-pipa da cidade. A PM isolou o local e acionou Bombeiros e perícia da Polícia Civil para realizar os trabalhos necessários.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: