Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Minas Gerais inicia arrecadação de IPVA

ter, 20 de janeiro de 2015 00:45
O pagamento à vista ou parcelado do IPVA teve início nesta segunda-feira. Foto: Gazeta do Triângulo

O pagamento à vista ou parcelado do IPVA teve início nesta segunda-feira. Foto: Gazeta do Triângulo

MEL SOARES – Conforme apurado pela reportagem, as casas lotéricas e bancos receberam um número maior de clientes nesta segunda-feira, 19, devido ao vencimento da primeira parcela do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) dos automóveis com placa final 1, e do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

Grande parte dos contribuintes entrevistados optou pelo parcelamento do imposto, levando em conta o orçamento apertado no mês de janeiro. A maioria que pagou a vista possui mais de dois automóveis e todos os araguarinos ouvidos acreditam que o valor arrecadado pelo Estado não retorna integralmente em benefícios.

Em relação ao desconto de 3% sobre o valor a vista, a auxiliar administrativo Gabrielle Cristina Mendes Martins, que possui uma motocicleta, afirmou não compensar o desconto.  Além disso, segundo a contribuinte, os recursos arrecadados são abusivos, pois não são totalmente aplicados em políticas de governo. “Nossa saúde está um caos sem falar na falta de investimentos em educação”, ressaltou.

A preferência pelo pagamento a vista foi constatada por meio de entrevista de araguarinos que possuem mais de dois carros. É o caso de Paulo José de Lima, que preferiu a quitação. “Os valores totais das minhas despesas ultrapassam cinco mil reais, incluindo seguro obrigatório e taxa de licenciamento. Por isso optei pelo pagamento a vista, que no total me garante um bom desconto”, disse o proprietário de três veículos.

Na opinião do agricultor apenas uma pequena parcela do valor recebido é revertida em ações e obras em prol do cidadão. “Acredito que apenas 10% deste valor sejam utilizados em benefício à população”, finalizou.

A expectativa deste ano é de que haja a arrecadação de R$ 3,86 bilhões com o imposto, um aumento de 13,53% no valor emitido em 2014.

Destes recursos arrecadados, 40% vão para o Estado e são aplicados em políticas de governo em áreas como educação, infraestrutura e saúde. Outros 40% vão para o município de emplacamento do veículo e 20% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
tabela IPVA 2015

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: