Minas Gerais inicia arrecadação de IPVA
ter, 20 de janeiro de 2015 00:45MEL SOARES – Conforme apurado pela reportagem, as casas lotéricas e bancos receberam um número maior de clientes nesta segunda-feira, 19, devido ao vencimento da primeira parcela do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) dos automóveis com placa final 1, e do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).
Grande parte dos contribuintes entrevistados optou pelo parcelamento do imposto, levando em conta o orçamento apertado no mês de janeiro. A maioria que pagou a vista possui mais de dois automóveis e todos os araguarinos ouvidos acreditam que o valor arrecadado pelo Estado não retorna integralmente em benefícios.
Em relação ao desconto de 3% sobre o valor a vista, a auxiliar administrativo Gabrielle Cristina Mendes Martins, que possui uma motocicleta, afirmou não compensar o desconto. Além disso, segundo a contribuinte, os recursos arrecadados são abusivos, pois não são totalmente aplicados em políticas de governo. “Nossa saúde está um caos sem falar na falta de investimentos em educação”, ressaltou.
A preferência pelo pagamento a vista foi constatada por meio de entrevista de araguarinos que possuem mais de dois carros. É o caso de Paulo José de Lima, que preferiu a quitação. “Os valores totais das minhas despesas ultrapassam cinco mil reais, incluindo seguro obrigatório e taxa de licenciamento. Por isso optei pelo pagamento a vista, que no total me garante um bom desconto”, disse o proprietário de três veículos.
Na opinião do agricultor apenas uma pequena parcela do valor recebido é revertida em ações e obras em prol do cidadão. “Acredito que apenas 10% deste valor sejam utilizados em benefício à população”, finalizou.
A expectativa deste ano é de que haja a arrecadação de R$ 3,86 bilhões com o imposto, um aumento de 13,53% no valor emitido em 2014.
Destes recursos arrecadados, 40% vão para o Estado e são aplicados em políticas de governo em áreas como educação, infraestrutura e saúde. Outros 40% vão para o município de emplacamento do veículo e 20% para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Nenhum comentário
Últimas Notícias
- ‘Tinder bovino’ ajuda na produção de leite sáb, 3 de outubro de 2026
- DA REDAÇÃO – 3 DE OUTUBRO sáb, 3 de outubro de 2026
- Prefeitura de Indianópolis promove atividade do SCFV com foco na convivência e valorização da vida sáb, 3 de outubro de 2026
- Eleitores precisam estar atentos mesmo diante da liberação de bebidas alcoólicas nas eleições sáb, 3 de outubro de 2026
- ELEIÇÕES: Hoje será o último dia para retirada das urnas sáb, 3 de outubro de 2026
- Série Prata tem goleadas, zebra e Ferro Velho 5 Irmãos em destaque na segunda semana sáb, 3 de outubro de 2026
- BNI Triângulo Norte leva reflexão sobre saúde mental a grupos da regional durante setembro sáb, 3 de outubro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 3 DE OUTUBRO sáb, 3 de outubro de 2026
- Duelo de artilheiros vale vaga na semifinal da Supercopa Panda Mito sáb, 3 de outubro de 2026
- José Júlio Lafayette recebe imprensa e apresenta avanço das obras do complexo ambulatorial do HUSF sáb, 3 de outubro de 2026
> > Veja mais notícias...
