Domingo, 16 de Novembro de 2025 Fazer o Login

‘Mesa Educacional Alfabeto’ potencializa a aprendizagem de alunos especiais

qui, 10 de dezembro de 2015 08:23

Da Redação

Dispositivo permite o acompanhamento e progresso dos estudantes

Considerando a escola como construção coletiva de uma pedagogia que objetiva acolher as diferenças, a secretaria de Educação, responsável pela organização deste setor na rede municipal de ensino, tem buscado atender a diversidade por meio da aquisição de recursos pedagógicos e de acessibilidade.

Inicialmente, mesa foi disponibilizada ao CAIC  ‘Dr. Arcino Santos Laureno’

Inicialmente, mesa foi disponibilizada ao CAIC ‘Dr. Arcino Santos Laureno’

 

O último material conquistado foi a “Mesa Educacional Alfabeto”, que auxiliará nas avaliações e atendimentos aos alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem acompanhados pelo Departamento NAI – Núcleo de Apoio à Inclusão.

De acordo com a coordenadora do NAI, Edinamar Ferreira, o recurso pedagógico contempla dois programas específicos: alfabetização e letramento. “Neste dispositivo, pode-se inserir textos, palavras, imagens, sons e vídeos, o que facilita o processo ensino-aprendizagem”, explicou Edinamar.

Conforme informou, a “Mesa Educacional Alfabeto”, possui um sistema de controle de atividades que armazena informações sobre as atividades permitindo o acompanhamento e progresso de cada grupo, identificando as dificuldades de aprendizagem dos alunos. “Também é composta de módulo eletrônico e software com blocos em Braille, legendas em libras e dicionários” acrescentou.

O material também auxilia na matemática por meio de um ambiente inovador que promove a aquisição dos conceitos básicos utilizando uma forma diferenciada de aprendizagem. “As atividades distinguem em quatro principais blocos de conteúdo: Números e Operações, Espaço e Forma, Grandeza e Medidas e Tratamento da Informação. Com esse conjunto de atividades os alunos exploram conteúdos relacionados à localização, classificação, identificação de números e quantidades, padrões, formas, medidas, capacidades, adição, subtração, multiplicação, divisão e lógica, bem como um acervo de livros para auxiliar os profissionais nos atendimentos”, destacou.

As Mesas Educacionais foram instaladas na área destinada a projetos do CAIC – Dr. Arcino Santos Laureno, onde realiza a capacitação dos profissionais do Departamento NAI.

Segundo a secretária de Educação, Márcia Hiromi Sakai Vidal, é necessário selecionar de forma adequada os recursos pedagógicos, os quais minimizam ou até mesmo eliminam as barreiras temporárias ou permanentes, que impedem ou dificultam o desenvolvimento social, afetivo e mental dos alunos com deficiência. “A nossa principal missão é facilitar o acesso destes estudantes às atividades curriculares possibilitando-lhes aprender de maneira mais eficiente possível”, finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: