Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Meio Desligado – Incêndio destrói Museu da Língua Portuguesa

qua, 23 de dezembro de 2015 08:00

meio desligado

Os noticiários exibiram imagens ao vivo das chamas que consumiam o Museu da Língua Portuguesa, na segunda-feira, 21. Acredita-se que o fogo tenha começado no primeiro andar do museu e rapidamente se espalhado para os andares de cima. Todo o telhado do prédio que abrange também a Estação da Luz foi destruído.

Um bombeiro civil identificado como Ronaldo Pereira da Cruz tentou combater o início das chamas, mas não resistiu e morreu. Ele sofreu intoxicação, foi retirado do local inconsciente e levado para o Hospital das Clínicas, onde teve uma parada cardiorrespiratória.

.

.

 

Como era segunda-feira, o local estava fechado para a visitação, que acontece de terça a domingo. Acredita-se que a origem do fogo tenha sido um curto-circuito iniciado na troca de uma luminária. A informação foi dada por um funcionário do museu a equipes da Defesa Civil. Mais de 60 viaturas e 120 bombeiros foram ao local tentar controlar o fogo. Eles impediram que o telhado levasse as chamas até a Estação da Luz.

O Museu da Língua Portuguesa era um dos mais visitados do Brasil e da América do Sul. O prédio que o abrigava data de 1901. O museu foi inaugurado no dia 20 de março de 2006, desenvolvido e implantado pela Fundação Roberto Marinho por meio de um convênio com o governo do estado de São Paulo, com o objetivo de valorizar e difundir a língua portuguesa. Como seu conteúdo era interativo, com acervo digital, ele poderá ser recuperado. No entanto, ainda é cedo para saber como será a restruturação do espaço e o investimento necessário para tal.

Morre Júpiter Maçã, um dos grandes do rock gaúcho

.

.

 

Flávio Basso, mais conhecido como Júpiter Maçã, morreu nesta segunda-feira, 21, em Porto Alegre, aos 47 anos de idade. O compositor, cantor e cineasta é um dos mais importantes nomes do rock gaúcho, tendo participado de bandas como TNT e Os Cascavelletes.   A produtora e amiga do artista, Cida Pimentel, disse que ele bateu a cabeça após cair no banheiro da casa onde morava. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas não houve tempo de levar o artista ao hospital.

O cantor iria participar de um ensaio no Estúdio Panamá, na rua José do Patrocínio, no bairro Cidade Baixa. Conforme um dos sócios do espaço, Vinícius Schenini, o músico iria se apresentar no local ontem, 22, em um show acústico. A psicodelia de seus trabalhos na carreira solo no final dos anos 90 tem influenciado uma nova onda desse estilo, que estourou no Brasil este ano.

Companhia das Letras assume parte do catálogo da Cosac Naify

.

.

 

Referência em livros de artes plásticas, clássicos da literatura, além de obras sobre cinema, dança, moda, fotografia e arquitetura, a Cosac Naify informou seu fim nos primeiros dias de dezembro. Agora, a Companhia das Letras anunciou que vai assumir a edição de parte do catálogo da editora, dando preferência a títulos de ficção, clássicos, antropologia e literatura infanto-juvenil. A lista final dos livros que serão transmitidos ainda será divulgada por precisar da autorização de autores e detentores de direitos autorais. Conhecida pelo design e acabamento sofisticados, a Cosac Naify ainda vai publicar mais cinco livros de arte (monografias de artistas) em progresso.

¡Adios Amigos!

.

.

 

Esta é a última Meio Desligado do ano. Tem dia que a coluna está afiada, outros dias nem tanto, mas espero que, de alguma forma, vocês leitores tenham se divertido ou tirado alguma coisa proveitosa dessas tentativas de trazer o que está de fora, no mundo, para nossa cidade. O título é uma referência ao último álbum de estúdio e o disco de despedida dos Ramones. Diferente dessa, que foi definitiva, a despedida da coluna é passageira. Dia 4 de janeiro estaremos de volta. Adios amigos!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: