Quarta-feira, 23 de Abril de 2025 Fazer o Login

Maratona Estrada Real, por Inocêncio Nóbrega

qua, 14 de maio de 2014 00:02

* Inocêncio Nóbrega

À malha viária, criada nos tempos do Brasil Colônia, para escoamento do ouro e diamantes mineiros até a metrópole portuguesa, chamamos de Estrada Real, a qual se divide em Caminhos Novo, Velho, dos Diamantes e do Sabarabuçu, com  percursos diferenciados. Foi pelo primeiro que D. Pedro e sua comitiva percorreram cerca de 70 léguas, a fim de acalmar os exaltados ânimos políticos na Vila Rica e Vila de Queluz, hoje Conselheiro Lafaiete.  O séquito, que tinha à disposição seis cavalos e  sete burros, mantimentos em feijão e farinha de mandioca, vezes várias uma frondosa árvore, à margem da trilha, lhe servia para repouso e pernoites.  Deleitava-se com o sibilar dos pássaros e verdejante mata, a margear o rio Paraíba. A largada deu-se ao amanhecer de 25 de maço de 1822, da Quinta da Boa Vista para, afinal, depois de curta passagem por Barbacena chegar à Vila Rica, no dia 9 de abril, sendo recebido com muita festa.

Os sediciosos, liderados pelo brigadeiro José Maria Pinto Peixoto, que já havia deposto a Junta Governativa Provisória, acalentando o sonho republicano dos inconfidentes, pregavam o separatismo, isto é, as duas vilas isoladas do resto da Capitania de Minas Gerais e do Brasil, o que contrariava a doutrina da unidade territorial, defendida pelo Príncipe Regente.  A sugestão da viagem partiu do Des. Teixeira de Vasconcellos, mineiro porém residente no Rio de Janeiro, missão esta coroada de êxito.

É para homenagear o histórico episódio que a Associação dos Corredores de Rua de Ouro Branco promoverá, no próximo 22 de maio, a 1ª edição da meia Maratona da Estrada Real, além de divulgar o recém- criado Parque da Serra de Ouro Branco. A corrida, numa extensão de 10 km, se dará em curto trecho do Caminho Novo, o qual ligava o Rio de Janeiro a Ouro Preto. A iniciativa enriquece o potencial turístico da região e suscita outras desse porte, rememorando feitos do passado, especialmente ligados à campanha da independência.

* Jornalista
inocnf@gmail.com

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: