Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Manifestação contra governo reúne mais de 100 pessoas em Araguari

ter, 17 de março de 2015 00:22
15 de março: manifestantes percorreram ruas da cidade em protesto contra o governo. Foto: Gazeta do Triângulo

15 de março: manifestantes percorreram ruas da cidade em protesto contra o governo. Foto: Gazeta do Triângulo

TALITA GONÇALVES – Os protestos do último domingo, 15, fizeram deste um dia histórico. Foi a maior mobilização popular em um único dia registrada na historia de manifestações políticas do Brasil. A estimativa da Polícia Militar é de que 2,2 milhões de pessoas tenham saído às ruas em várias cidades do país para defender causas variadas, sendo as principais: contra a corrupção, pelo impeachment da presidente Dilma, contra o Partido dos Trabalhadores e a favor de uma intervenção militar.

Em Araguari não foi diferente. Ainda que não tivesse a mesma força que conseguiu nas capitais, a manifestação por aqui atraiu cerca de 130 pessoas no local da concentração, praça Getúlio Vargas. A chuva não impediu os araguarinos de vestirem camisas com as cores da bandeira e empunharem cartazes em sinal de insatisfação com a atual situação política e econômica do Brasil.

Na ocasião, alguns participantes levaram um caixão, simbolizando uma espécie de luto em relação aos atuais acontecimentos políticos. Uma senhora levava um cartaz com pedido de intervenção militar e alguns manifestantes usavam camisetas pedindo a saída de Dilma. Uma das mais inusitadas trazia uma mão sem o dedo mindinho, escrita “Basta!”.

Assim como em todo país, o protesto contra o governo no município foi marcado pela diversidade. Pessoas de diferentes idades, até mesmo crianças e classes sociais diversas marcharam por um país melhor. “O que me motivou a vir aqui foi justamente essa injustiça, a indignação. O país está na mão de uma corja de bandidos,” disse o aposentado Jeová de Sá. Ele defende o impeachment, pois em sua opinião, ainda que o partido representado pelo vice-presidente – PMDB – esteja envolvido nos escândalos de corrupção, seria um governo diferente à frente do país.

A fisioterapeuta Zélia Regina defende o fim da corrupção, a começar pela presidente. Ela disse não se importar com o mau tempo. “Essa é a melhor chuva que tomei. Ver a Dilma fora é o nosso desejo maior. Por muito menos o Collor teve que deixar a presidência. Precisamos da união de todos,” ressalta.

Já o motorista José Maria Gama afirmou que nunca votou no PT, mas não descarta a opção e nem acredita no impeachment como solução. “Voto em pessoas, não em partidos. As pessoas deveriam se manifestar na hora certa, que é a do voto. Mas a corrupção não é só na política, está na sociedade. Em Araguari mesmo, muitos votam apenas por interesse próprio,” expôs.

Para o estudante Matheus Felipe Sousa Silva, a participação araguarina é fundamental. “Somos a capital do café, temos que nos posicionar. É nosso dever se manifestar, soltar a voz, se não os políticos nunca farão nada. A presidente foi muito arrogante, mentiu e não veio em público para assumir seus erros. Foi um estelionato eleitoral. Ela fez tudo ao contrário do que disse,” salientou.

Depois de aproximadamente uma hora de concentração, o grupo deu início a uma passeata que percorreu algumas das principais avenidas e ruas centrais da cidade. Durante a caminhada, acompanhada por alguns manifestantes que estavam em seus veículos, outros motoristas que seguiam no trânsito buzinaram e sinalizaram apoio ao movimento.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: