Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Mais cinco mortes relacionadas à covid-19 são registradas em Araguari

qua, 5 de agosto de 2020 14:00

Da Redação

Taxa de ocupação de leitos passa a ser informada pela Secretaria de Saúde 

Araguari segue a tendência de aumento dos casos e chega a 45 mortes causadas pelo novo coronavírus

Araguari segue a tendência de aumento dos casos e chega a 45 mortes causadas pelo novo coronavírus

O perfil epidemiológico municipal tem sido acompanhado diariamente por meio dos boletins que são divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Além dos dados atualizados, nesta semana a pasta também disponibilizou a taxa de ocupação de leitos da rede pública e privada em Araguari. Assim, a população passa a ter acesso completo aos números relacionados à evolução diária da covid-19, que podem ser conferidos por meio do site www.araguari.mg.gov.br/covid.

Para isso, a prefeitura realizou um balanço sobre as ocupações de leitos de uti e enfermaria referente ao mês de julho. A Santa Casa de Misericórdia, por exemplo, recebeu 88 pacientes internados, sendo que 68 receberam alta, um foi transferido para o UMC Uberlândia e ocorreram nove óbitos. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por sua vez, registrou a internação de 499 pacientes, dos quais 12 se recuperaram e 43 foram transferidos, além do total de 12 óbitos ocorridos.

No Hospital de Campanha, estiveram internados 31 pacientes e 16 conseguiram se recuperar, outros 11 foram transferidos e não houve nenhum óbito. O Hospital São Sebastião também recebeu pacientes com a covid-19, sendo 31 internações, 24 se recuperaram, quatro foram transferidos e houve três óbitos. Além disso, o Hospital Santo Antônio recebeu 23 internações, 19 altas hospitalares, uma transferência e também registrou três óbitos.

Cabe ressaltar que um aumento rápido no número de óbitos pode ser visto no informativo epidemiológico desta terça-feira, 4. Os números passaram de 40 para 45 óbitos causados pelo novo coronavírus em Araguari. Conforme informações da secretaria de Saúde, os pacientes tinham idades entre 73 e 92 anos. Apenas dois estavam internados em Araguari, dois estavam em hospitais de Uberlândia e uma paciente estava internada em Monte Carmelo.

Além disso, foi registrado um óbito suspeito referente à uma paciente de 81 anos que estava hospitalizada em Araguari. O informativo destaca ainda o registro de 1.574 casos positivos da doença e 923 suspeitas no município. O número de internações também aumentou: são 35 pessoas internadas, sendo 30 em enfermaria e cinco em leitos de UTI. Apesar de ainda apresentar divergência, os dados estaduais desta terça-feira se aproximam das notificações municipais, como mostra o levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Ao todo, são 41 mortes na cidade e 1.547 casos confirmados da doença. Outros 361 seguem em acompanhamento e pelo menos 1.145 pessoas já se recuperaram.

A atualização dos dados será mais rápida, segundo o secretário de Saúde do Estado, Carlos Eduardo Amaral, uma vez que Minas passou a usar o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), que é o método federal de notificações. Essa atualização fez com que diminuísse de 10 para três dias o período desde a morte por coronavírus até sua contabilização pela secretaria. A mesma tendência de aumento tem ocorrido em todo o estado, que registrou mais 149 mortes pela doença, sendo considerado o maior número em 24 horas desde o início da pandemia.

Desta forma, Minas Gerais atinge a marca de 3.043 óbitos. O número de pessoas infectadas pela doença chegou a 135.728, das quais 104.939 estão recuperados e 27.746 em acompanhamento. A reportagem verificou ainda que Belo Horizonte continua sendo a cidade com mais casos da doença (20.519) em Minas Gerais, seguida por Uberlândia que também se destaca no Triangulo Mineiro por possuir 12.623 casos da covid-19.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: