Lixões nos bairros Independência e Paraíso incomodam moradores
sáb, 5 de setembro de 2015 08:20Da Redação
Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes devem ser inauguradas em breve
O descarte de lixo doméstico, restos de materiais de construção e resíduos sólidos em locais impróprios tem sido motivo de reclamação de moradores em diversas localidades do município. Os residentes dos bairros Independência e Paraíso (próximo à Rodoviária) tem presenciado diariamente o descarte de materiais.

Secretário afirma que locais passam por manutenção e população continua o descarte
A quantidade de lixo tem causado diversos transtornos aos moradores, principalmente em relação à questão de saúde. Os materiais descartados, geralmente por carroceiros e caminhões, também geram mau cheiro e atraem animais peçonhentos aos locais.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Humberto Merola Junior, o problema será solucionado com a inauguração das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs). “Participei de uma reunião com o prefeito Raul Belém (PP) nessa sexta-feira, 4, e foi cobrada essa questão. Estamos elaborando um edital de processo licitatório, que deve ser publicado na próxima semana, para a terceirização desse serviço”.
Os materiais recolhidos pelas Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes que puderem ser reaproveitados serão encaminhados para a Usina de Reciclagem e aqueles que não tiverem utilidade, serão encaminhados para o aterro. “A usina está pronta e agora aguardamos a ligação de energia por parte da Cemig”.
A expectativa é que até o mês de novembro, todas as seis unidades estejam em funcionamento, recolhendo os materiais de descarte. “Faremos um levantamento geral no município e ações de fiscalização e conscientização. Pedimos para que a população ajude a verificar a situação das vias públicas, pois infelizmente, mesmo com o funcionamento das unidades, as pessoas podem insistir em jogar lixo nas ruas”.
A limpeza dos locais é realizada com o maquinário da secretaria de Obras. “Estamos organizando uma limpeza geral para quando as Unidades de Recebimento estiverem funcionando. Por enquanto, acontece a manutenção desses locais, porém, a retirada total do lixo somente será efetiva quando as URPVs estiverem em funcionamento”.
Os moradores que realizarem o descarte de materiais em locais impróprios podem sofrer penalidades. “Teremos a multa para aqueles que forem pegos fazendo o descarte. Caso a pessoa utilize carroça ou carros, os veículos também poderão ser apreendidos. A população poderá auxiliar esse processo através de um Disque-Denúncia”.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Inscrições abertas para Prêmio Brasil Artesanal Queijo, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil & CNA seg, 24 de março de 2025
- Valadares ganhou sua 1ª ETE seg, 24 de março de 2025
- Estudantes de JF com passe livre sáb, 22 de março de 2025
- Magotteux investe R$ 100 mi em Contagem sex, 21 de março de 2025
- Vereador Guilherme Santana questiona imóvel do antigo Bretas e dispositivos eletrônicos da Zona Azul sex, 21 de março de 2025
- Equipe do 2º BFv se destaca na Ordnance Group Team of the Year 2025 nos EUA sex, 21 de março de 2025
- Qualidade de vida! Prefeitura de Monte Carmelo investe no plantio de mudas na ciclovia da cidade sex, 21 de março de 2025
- Audiência pública na Câmara discute cumprimento das metas fiscais e investimentos públicos sex, 21 de março de 2025
- Flagrante de pesca proibida no Parque do Pau Furado rende novas prisões sex, 21 de março de 2025
- Polícia Militar realiza palestra importante no mês internacional da mulher sex, 21 de março de 2025
> > Veja mais notícias...
A falta de civilidade do cidadão é vergonhosa! A prefeitura também sabe de vários locais e fica só “empurrando” o lixo com máquinas. Na Av. Brasil, atrás da igreja de Fátima tem um lixão bem em cima de um reservatório de água da SAE. Coitadas das pessoas daquele bairro que é abastecido por aquela água!!!