Lei Municipal de Padronização dos Táxis é discutida durante sessão da Câmara Municipal
qua, 11 de fevereiro de 2015 03:14DA REDAÇÃO – A Lei Municipal de Padronização dos Táxis foi discutida, nessa terça-feira, 10, durante a sessão da Câmara Municipal. O vereador José Donizetti Luciano (PP) solicitou a ampliação do prazo para readequação dos veículos.
A lei de padronização foi proposta na Câmara Municipal em 2013, exigindo a cor prata para os carros utilizados no serviço de transporte, a plotagem de faixas na cor azul, fixada nas laterais, com a identificação “Táxi de Araguari”, além da inscrição do número de registro e o telefone do ponto de táxi. Os veículos também deverão seguir o padrão de segurança do Código de Trânsito Brasileiro e apresentar condições de conforto, conservação e higiene. O objetivo do projeto é facilitar a identificação dos táxis no município, principalmente para os turistas.
A princípio, os proprietários obtiveram o prazo de 36 meses, após a publicação da lei, para adotar a padronização, sendo que, a permissão do serviço de táxi seria expedida pela secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana após a implantação e inspeção das novas mudanças.
De acordo com o vereador, o espaço de tempo previsto para o cumprimento da lei é insuficiente. “Fiz um projeto pedindo a ampliação desse prazo, para que os motoristas possam se adequar sem sofrer prejuízos financeiros”. O vereador comenta que alguns taxistas não gostaram na exigência da cor prata e preferem que a cor branca também seja aceita. “A compra do carro prata é mais cara, mas ele é mais valorizado na hora de vender”.
Um proprietário de táxi, que trabalha no Terminal Rodoviário Tancredo Neves e preferiu não se identificar, afirmou que seus companheiros de trabalho são a favor da padronização da cor do carro, porém, não concordam com a plotagem da faixa azul. “Muitos taxistas não têm condições financeiras de comprar mais de um veículo, então, utilizam o mesmo para o uso pessoal. Acho que um município do tamanho de Araguari ainda não tem a necessidade de utilizar a faixa”.
O vereador acrescenta que uma reunião foi marcada para a próxima semana, com o secretário de Trânsito, Divonei Gonçalves dos Santos e uma comissão de taxistas, para discutir uma legislação específica mais abrangente. “Em Araguari, são cerca de 40 taxistas, e nem todos tiveram tempo de fazer as adequações, então solicitei que o prazo fosse estendido para mais um ano. O que nós queremos com o projeto de lei é valorizar ainda mais essa profissão em Araguari”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- ‘Tinder bovino’ ajuda na produção de leite sáb, 3 de outubro de 2026
- DA REDAÇÃO – 3 DE OUTUBRO sáb, 3 de outubro de 2026
- Prefeitura de Indianópolis promove atividade do SCFV com foco na convivência e valorização da vida sáb, 3 de outubro de 2026
- Eleitores precisam estar atentos mesmo diante da liberação de bebidas alcoólicas nas eleições sáb, 3 de outubro de 2026
- ELEIÇÕES: Hoje será o último dia para retirada das urnas sáb, 3 de outubro de 2026
- Série Prata tem goleadas, zebra e Ferro Velho 5 Irmãos em destaque na segunda semana sáb, 3 de outubro de 2026
- BNI Triângulo Norte leva reflexão sobre saúde mental a grupos da regional durante setembro sáb, 3 de outubro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 3 DE OUTUBRO sáb, 3 de outubro de 2026
- Duelo de artilheiros vale vaga na semifinal da Supercopa Panda Mito sáb, 3 de outubro de 2026
- José Júlio Lafayette recebe imprensa e apresenta avanço das obras do complexo ambulatorial do HUSF sáb, 3 de outubro de 2026
> > Veja mais notícias...