Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Lêda Pinho e Você – Cultura

qua, 3 de setembro de 2014 00:04

abertura Lêda Pinho e Você

Cultura
O Artista Plástico Farnese de Andrade nasceu em Araguari em 26 de janeiro de 1926, revelando desde muito cedo seu potencial artístico, abrangendo diversos segmentos como pintor, escultor, desenhista, gravador e ilustrador brasileiro.

Em 1945 deixou sua terra natal buscando aprimoramento de seus dons na capital mineira, onde ficou até 1948.

Seguiu posteriormente para o Rio de Janeiro, uma vez que, acometido de tuberculose, entendeu ser aquela cidade a mais indicada para o tratamento da doença.

Lá permaneceu até 1960 e trabalhou em diversos jornais e revistas como ilustrador, entre outras atividades ligadas a arte.

Aí um breve relato sobre a vida do artista mineiro.

* Faleceu em 1996 no Rio de Janeiro, deixando uma de suas obras – belíssima, por sinal – para o acervo da Casa da Cultura Abdala Mameri, em Araguari, tendo no interior da peça fotos suas resinadas.

A família do artista cumpriu sua vontade, fazendo Dr. Justino de Carvalho Neto o portador da doação de Farnese, entregue ao então Prefeito Dr. Milton de Lima Filho.

Em solenidade na Casa da Cultura foi feita a entrega do trabalho e assinado o termo de doação por Dr. Justino e de recebimento pelo Prefeito Milton Lima e a secretária de Cultura Lêda Pinho.

* Uma comissão foi formada e num ato de determinação iniciou o “Projeto Farnese – Reencontrando a História do Gênio Esquecido”, buscando resgatar a memória do grande Farnese de Andrade.

Dirigiu-se recentemente ao Rio de Janeiro, buscando refazer os passos do artista plástico, suas buscas por lixo nas praias do Flamengo e Botafogo, entre outros lugares.

Colheram depoimentos de pessoas que admiram sua obra e que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

* A equipe que abraçou o Projeto é merecedora dos cumprimentos de todos ligados a arte e a cultura, pela ousadia de hastear a bandeira de Farnese de Andrade.
LEDA EQUIPE2

Assim é formada:
Idealização, Elaboração e Direção: Marcos Fernandes
Produção Executiva/Proponente: Márcia Bulha
Direção de Produção: Rodrigo Fernandes
Direção de Fotografia: Luciano Marques
Assistente de direção/produção: Rogério Martins
Pesquisa: Erika Silva
Assistente de Comunicação: Patrícia Fernanda
Assistente Administrativo: Gustavo Bulha.
.

Pink
Teclados abertos, fios lisos e louros escorrendo pelos ombros, a expert na arte de puxa-estica Kelly Douat quis – porque quis – se deixar clicar no melhor estilo Barbie.

A mestra irradia, ilumina e conquista todo mundo com seu jeito de ser amável e simplesmente demais!
LEDA Kelly Douat
.

Bloody Mary
A blond Carla Prata troca idade amanhã, 4 de setembro, quando será festejada com direito a mimos, paparicos e laçarotes, vindos de amigos e especialmente – põe especialmente nisso – do hasband Ernane Alberto Queiróz.

A câmera esperta flagrou Carla ensaiando um “trança” no maridão, com ares explícitos de total felicidade.
LEDA CARLA
.

Pantera
A fina estampa da pra lá de queridinha Kátia Kehdy chegou com requinte de produção no capricho.

A “moçoila” armou a pose, acionou olhar tipo 43, mostrando que É, Acontece e Causa frisson em qualquer ambiente.
LEDA Katia Kedhy
.

Pó de Guaraná
A energética Sandra Patesco não pára de jeito nenhum, buscando sempre acrescentar mais uma atividade às inúmeras que pilota.

Sua última inovação é o Buffet Mesa Brasil, ao inteiro dispor da sociedade de Araguari.

A moça passou por diversos cursos, especializações e treinamentos que lhe conferem a qualificação para esse novo empreendimento.

Agora, vamos combinar que o incentivo maior veio mesmo – sem dúvida – do companheiro Pedrão, que pôs mais lenha na ideia da Sandroca e, é claro o caldeirão ferveu e Mesa Brasil está no ponto ideal, diga-se de passagem.
.

Parágrafo
A luta dos moradores próximos ao Parque de Exposições Rondon Pacheco iniciou-se há muito tempo, buscando a princípio um entendimento com os responsáveis pelo espaço, na esperança de que se sensibilizassem com o prejuízo sofrido por essas pessoas.

Sem resultado, sem sequer atenção por parte dos dirigentes do Sindicato Rural, decidiu esse povo levar o problema até o Ministério Público, quando foi feito um acordo entre moradores e diretoria do Sindicato, fixando algumas regras a serem cumpridas a partir de então.

Com o lamentável falecimento do promotor Dr. Sebastião Naves de Resende Filho, entenderam que o acordo firmado tivesse perdido sua validade, podendo assim se instalar a algazarra sem limites de antes.

Foram anos de luta travada na tentativa de fazer entender que naquela região moram idosos, crianças, doentes e trabalhadores que merecem o descanso e a privacidade.

A partir daí sentindo-se lesados e desrespeitados, voltam os moradores a pedir SOCORRO novamente ao Ministério Público, quando ficou determinado pela Promotora Luciana Teixeira Rezende o cumprimento rigoroso do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – fixando normas a serem cumpridas.

Verdade é que esse assunto vem se arrastando por muito tempo, sendo do conhecimento de toda a população e, é claro também das autoridades.

Em nenhum momento ao longo desses anos alguma palavra foi ouvida por parte dos Vereadores, acenando a mínima preocupação com o caso ou com os desmandos vividos pelos moradores vizinhos ao Parque de Exposições.

De repente, um vereador se manifesta demonstrando súbito interesse por essa questão… Causou, no mínimo estranheza a essa gente que vem travando sozinha essa luta, sem apoio e sem amparo de nenhum representante quer do Executivo, quer do Legislativo.

Por que só agora o problema está chamando a atenção, merecendo inclusive comentário, uma vez que esse “caso” tem sido exaustivamente debatido?

Outras perguntas pertinentes cabem nesse momento: quem é presidente da associação de moradores dos bairros circunvizinhos ao Parque de Exposições?

Qual a função de um presidente de bairro?

Por que – no caso se é que existe um presidente – este jamais procurou os moradores para – no mínimo – saber qual o andamento dessa árdua luta?

Em nome dos moradores – aí me incluo – passamos a resposta aos responsáveis.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: