Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Justiça Eleitoral recebe inscrições de mesários voluntários

sáb, 8 de fevereiro de 2014 00:01
Estudantes universitários também podem se candidatar para trabalhar nas eleições 2014. Foto: Divulgação

Estudantes universitários também podem se candidatar para trabalhar nas eleições 2014. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Os araguarinos podem se inscrever para participar das eleições 2014. O programa Mesário Voluntário foi instituído em Minas em 2004, visando incentivar o voluntariado à prestação de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos.
Para ser mesário, o eleitor em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na sua Zona, preferencialmente no local e na Seção em que vota, exceto candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos, agentes policiais e demais casos previstos na legislação eleitoral.

De acordo com Fernando Guetti, chefe da 16ª Zona Eleitoral de Araguari, o município conta com 85.096 eleitores aptos a votar; 5.047 títulos se encontram cancelados e 668 suspensos, o que pode ser regularizado até o dia 7 de maio.  “Para participar do processo de escolha dos nossos representantes políticos, basta fazer a inscrição que vai até o mês de novembro. É necessário que o interessado venha até o Cartório e apresente os documentos pessoais e comprovante de residência,” explicou.

O cadastro deve ser feito na sede da 16ª Zona Eleitoral de Araguari situada à rua Quinca Mariano, 337, Centro. Sobre a importância do trabalho voluntário, Fernando Guetti afirmou que há vários benefícios assegurados àqueles que se disponibilizam a ajudar. Os participantes têm direito à folga do trabalho pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e também nos treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral para o exercício da função (Lei 9.504/97, art. 98).

Além disso, os mesários recebem auxílio-alimentação, no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições. O exercício da função de mesário pode valer ainda como critério de desempate em concurso público, caso haja essa previsão no edital.

Estudantes

A Justiça Eleitoral promove também a inscrição voluntária de estudantes universitários através de convênios firmados com as instituições de ensino superior. Os convênios funcionam na forma de cooperação técnica, sendo assim, as horas correspondentes aos serviços prestados durante as eleições são aproveitados pela instituição de ensino como crédito em atividades complementares, exigidas dos estudantes.

Programa Mesário Voluntário

A Justiça Eleitoral mineira necessita de cerca de 190 mil mesários para a realização das eleições no Estado. O projeto busca a ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea. A intenção é cadastrar mesários voluntários qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição. O mesário colabora com a lisura do processo eleitoral, viabiliza as eleições e fortalece a democracia.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: