Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Julho – Mês da Luta Contra Hepatites Virais

sex, 25 de julho de 2014 00:49

Agentes de saúde recebem capacitação para orientar araguarinos

Curso de capacitação foi realizado no auditório da Policlínica “Dr.Oabi Gebrim”. Foto: Divulgação

Curso de capacitação foi realizado no auditório da Policlínica “Dr.Oabi Gebrim”. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – O dia 28 de julho é marcado como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Em Araguari, as ações aconteceram todo o mês sob a coordenação de Márcia Beatriz Sardela, coordenadora do CAE – Centro de Apoio Especializado.

Segundo informou, pela primeira vez foi realizado curso de capacitação com os agentes de saúde, que foram orientados pelos servidores da Superintendência Estadual de Saúde.

Quase setenta profissionais que trabalham nos PSFs – Posto de Saúde da Família – participaram do curso promovido no dia 18 de julho no auditório da Policlínica “Dr. Oabi Gebrim”. Em entrevista, a coordenadora do CAE, disse que o objetivo é orientar todos os profissionais para que eles atuem dentro das residências.

“Este grupo trabalha dentro das casas. O nosso intuito é fazer com que eles colaborem nas orientações ao visitar os araguarinos, principalmente, sobre a importância da vacinação, bem como, realização do teste rápido”, explicou.

Conforme dados disponibilizados, neste ano foram registrados quatro casos de hepatite B e três de hepatite C. No ano de 2013, foram totalizados 24 casos da doença, que geralmente acomete a faixa etária entre os 45 e 54 anos. “O teste rápido é realizado diariamente por 25 a 30 pessoas”, ressaltou Márcia Sardela. A sede do CAE está localizada na praça José Rodrigues Alves, aberta das 7 às 17h.

Ação no Presídio de Araguari

Todos os detentos serão beneficiados com o teste rápido de hepatites virais. O atendimento que será efetuado por duas enfermeiras e uma farmacêutica será realizado na manhã desta sexta-feira, 25.

“A previsão é de que aproximadamente 190 presos entre mulheres e homens façam o exame”, finalizou a coordenadora do CAE.

Sobre as Hepatites Virais

A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso, a importância do diagnóstico precoce para prevenir doenças como o câncer de fígado e a cirrose, diminuindo também a necessidade de transplantes e internações.

– Hepatite A: transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas.

– Hepatite B: transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível contrair a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.

– Hepatite C: também é transmitida pelo sangue, uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas, canudos de inalação e materiais perfurocortantes contaminados.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: