Sábado, 05 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Jovens que completam 18 anos em 2015 devem participar do alistamento militar

sex, 9 de janeiro de 2015 01:21

O prazo para comparecer é de 1º de janeiro a 30 de junho

DA REDAÇÃO – Os jovens do sexo masculino nascidos em 1997 devem participar do alistamento militar obrigatório esse ano. O não comparecimento gera diversas penalidades e até mesmo uma multa.

O procedimento deve ser realizado na Junta de Alistamento Militar e o candidato precisa apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, Carteira de Motorista ou Passaporte; CPF; Certidão de Nascimento ou Casamento; foto 3×4 recente e sem retoques; um comprovante de residência atual; caso tenha filhos, a Certidão de Nascimento das crianças; e atestados médicos, no caso de pessoas portadoras de deficiência. Todos os documentos devem ser apresentados nas versões originais. Os jovens que moram no exterior devem ir ao Consulado ou Embaixada para fazer o alistamento e poderão regularizar sua situação na JMS assim que retornarem ao país.

Após o alistamento, os participantes recebem um certificado com a data da apresentação para a próxima etapa, que ocorre entre julho e outubro. Os alistados devem realizar testes de aspecto moral, cultural, físicos e psicológicos. Os aprovados são selecionados de acordo com a quantidade de vagas disponíveis. Na última etapa, o jovem é incorporado às Forças Armadas e deve prestar o serviço militar obrigatório por um ano.

A dispensa do serviço militar pode ocorrer em casos de deficiência física, doenças crônicas e problemas psicológicos. Os jovens que são pais e sustentam uma família podem ser dispensados mediante apresentação de documentos que comprovem a situação. Os dispensados durante o processo recebem o Certificado de Dispensa da Incorporação (CDI).

Aqueles que não comparecerem à Junta no prazo do alistamento, que vai de 1º de janeiro a 30 de junho, deverão pagar multa e terão que participar da seleção do ano seguinte. Além disso, ficarão em débito com as obrigações militares e serão impedidos de obter Carteira Profissional, Passaporte, se tornar funcionário público, participar de concursos e fazer matrícula em universidades.

De acordo com dados do Ministério da Defesa, em 2014, mais de 1,7 milhão de jovens participou do alistamento e cerca de 100 mil foram incorporados às Forças Armadas. Cristiane Freitas, auxiliar da Junta, conta que a expectativa para esse ano é de 1000 a 1200 jovens alistados. “A procura está bem devagar, pois o prazo, que era até 30 de abril, foi estendido para junho. Por enquanto recebemos apenas os jovens que precisam do certificado para viajar ou para registro de emprego”. A Junta de Alistamento Militar de Araguari localiza-se na rua Marciano Santos, 624, centro, com atendimento das 7h30 às 12h30.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: