Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Jovens de Uberlândia levam esperança de medalhas para Jogos Paralímpicos

qui, 7 de agosto de 2014 12:29
Provas reúnem diversos competidores do cenário mineiro. Foto: Divulgação

Provas reúnem diversos competidores do cenário mineiro.
Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Representantes de várias cidades mineiras se reúnem essa semana em Uberaba. O motivo é mais uma etapa dos Jogos Paralímpicos de Minas (JEMG). Pelo segundo ano consecutivo, atletas de Uberlândia levam o nome da cidade para a competição.

Inauguradas nessa quarta-feira, 6, as provas se estendem até sábado, 9. Durante o período, disputas de atletismo, bocha, voleibol sentado, futebol de sete, tênis de mesa e campo se tornarão o objetivo comum de diversos competidores.

Em 2013, o torneio foi protagonizado em Belo Horizonte, de onde quatro alunos da rede municipal de ensino de Uberlândia trouxeram medalhas. Desta vez, 13 estudantes buscarão endossar ainda mais este quadro. A principal esperança é concentrada nas modalidades de bocha e atletismo.

Antes de embarcarem para Uberaba, os participantes treinaram nas instituições de ensino e no ginásio do SESI, além de outros complexos esportivos da cidade. Os trabalhos foram desenvolvidos por meio do projeto “Educação Física e Esportes Adaptados”.

Idealizada pelo Núcleo de Atendimento as Diferenças Humanas (NADH), a iniciativa busca contribuir em melhores condições físicas, técnicas e maior funcionalidade e independência, desenvolvendo habilidades locomotoras e associadas ao cotidiano. A partir disso, novos talentos se mostram ao município.

É o que relata o técnico e coordenador do Programa de Atividade Física e Iniciação Esportiva para Pessoas com Deficiência do NADH, Rogério Borges. Também vinculado ao Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepe), ele enaltece a perspectiva diante da disputa.

“Os alunos estão empenhados e empolgados com mais essa competição. Com um preparo melhor, este ano esperamos trazer mais medalhas para o município”, explanou. Abrangendo escolas públicas e particulares mineiras, o JEMG faz parte do projeto Minas Esportes em parceria com a secretaria estadual de Educação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: