Sábado, 22 de Março de 2025 Fazer o Login

IPVA 2025: Como regularizar o pagamento da 1ª parcela após o prazo final

qua, 12 de fevereiro de 2025 08:04

Da Redação

Após o vencimento não é mais possível pagar em cota única
Divulgação

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 começou no dia 3 de fevereiro, e o prazo para quitar a primeira parcela ou o pagamento integral terminou no último dia 7.

O calendário de pagamento do tributo está organizado da seguinte forma: para os veículos com final de placa 1 e 2, a cota única ou 1ª cota venceu em 3 de fevereiro, a 2ª cota vence em 6 de março e a 3ª cota em 7 de abril. Para os finais de placa 3 e 4, os vencimentos são em 4 de fevereiro para a cota única ou 1ª cota, 7 de março para a 2ª cota e 8 de abril para a 3ª cota. No caso dos finais de placa 5 e 6, a cota única ou 1ª cota venceu em 5 de

fevereiro, a 2ª cota vence em 10 de março e a 3ª cota em 9 de abril. Para os finais de placa 7 e 8, o pagamento da cota única ou 1ª cota deveria ter sido feito até 6 de fevereiro, a 2ª cota vence em 11 de março e a 3ª cota em 10 de abril. Por fim, para os finais de placa 9 e 0, a cota única ou 1ª cota venceu em 7 de fevereiro, a 2ª cota vence em 12 de março e a 3ª cota em 11 de abril.

Após o vencimento da primeira parcela ou cota única IPVA de 2025, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) orienta os contribuintes que desejam regularizar a pendência.

Quanto mais cedo o imposto for pago, menores serão os juros aplicados pelo atraso. Além disso, a partir do 30º dia de inadimplência, incide uma multa de 20% sobre o valor da parcela.

O diretor de Informações Econômico-Fiscais da SEF/MG, Ricardo Alves de Sousa, destaca que o pagamento pode ser realizado a qualquer momento. No entanto, ele esclarece que o desconto para a cota única não pode mais ser aproveitado.

“O sistema não disponibiliza mais a opção de cota única. O proprietário do veículo que quiser pagar a totalidade do imposto, por exemplo, poderá emitir guia única com as três parcelas consolidadas, ou pagar a próxima a vencer junto com a parcela atrasada, bastando fazer a seleção na consulta disponível no site www.fazenda.mg.mgov.br. Lembrando que o pagamento pode ser feito também por Pix. Para o pagamento de parcela isolada, não há

diferença em relação ao período de vigência da escala de vencimentos”, explica.

Para efetuar o pagamento do IPVA, o contribuinte pode escolher entre as seguintes opções: Terminais de autoatendimento ou guichês de caixa dos agentes arrecadadores autorizados, como Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Mais BB, Itaú e Santander, além das casas lotéricas. Para isso, é necessário informar o número do RENAVAM do veículo. Internet Banking, para clientes de bancos credenciados. Qualquer instituição financeira, utilizando o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) do IPVA, que deve ser emitido no site da SEF (www.fazenda.mg.gov.br). PIX, emitido no site da SEF (www.fazenda.mg.gov.br), beneficiado da operação “ESTADO DE MINAS GERAIS – CNPJ: 18.715.615/0001-60”. Bancos emissores de QR Code Pix Itaú e Santander.

Nas casas lotéricas, o pagamento só pode ser realizado mediante a apresentação do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que deve ser emitido no site da SEF.

Ontem, 11, a reportagem da Gazeta conversou com o chefe da Administração Fazendária, Renato Nascimento Silva, para saber se já havia um levantamento sobre o valor arrecadado com a primeira parcela do tributo e quais seriam as consequências para quem está com o IPVA atrasado. Segundo ele, esse levantamento deve ser divulgado apenas na segunda quinzena de fevereiro. “Como todos os finais de placa tiveram a 1ª parcela do IPVA ou a cota única vencida na semana passada, o

proprietário que não efetuou o pagamento já deverá quitar a 1ª parcela com acréscimo de multa de 0,3% por dia de atraso, caso o pagamento seja feito até o trigésimo dia após o vencimento. A partir do trigésimo primeiro dia, a multa será de 20%, além de juros de mora por mês. Também não é mais possível pagar em cota única, que oferecia um desconto de 3%”, concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: