Início da construção do Fórum de Araguari é aguardado com expectativa
qua, 18 de outubro de 2017 05:22por Luiz Muílla
A construção do sonhado prédio do Fórum de Araguari, uma das mais importantes comarcas do estado, pode mesmo começar ainda no segundo semestre deste ano, conforme antecipou a Gazeta do Triângulo.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) informa que a licitação está em andamento, assim como as unidades de Araxá, Conceição das Alagoas e Ituiutaba. Para a obra de Araguari – orçada em R$ 28,5 milhões, se interessaram 32 empresas.
Conforme divulgado pela assessoria do Tribunal, as licitações atraem um número cada vez maior de empresas de todo o país, por isso, em algumas situações há certa demora para dar início aos trabalhos, gerando ansiedade nas comarcas.
Há cerca de cinco anos, obras de médio porte despertavam o interesse de oito ou nove licitantes. Desde o ano passado, no entanto, a equipe de licitação tem observado um aumento nessa procura.

Novo prédio do Fórum de Araguari, um sonho antigo da Comarca
O presidente da Comissão Permanente de Licitação do TJMG, Alexandre Pires Alves, afirma que a procura das empresas pelas obras é superior à média histórica. “Esse crescimento é relacionado ao cenário econômico, em que está havendo uma baixa demanda para a realização de obras no mercado. Isso fez crescer o interesse pelas obras do setor público”, conta.
Entre as localidades cujas empresas pretendem a construção do Fórum de Araguari, estão Sergipe, Paraná, Goiás e de Brasília, entre outras. “Para o Tribunal, esse aumento na procura é positivo, porque temos um grande número de empresas da área da construção civil, o que nos permite conseguir um preço melhor”, acrescenta o presidente da Comissão de Licitação.
O diretor executivo de Engenharia e Gestão Predial do TJMG, Marcelo Junqueira, concorda que o aumento na procura é positivo para o Judiciário. “Isso amplia a concorrência, aumenta a competitividade e, consequentemente, baixa o preço final da obra”, diz. Para ele, o crescimento reflete o cenário econômico difícil, que também provocou efeitos na área da construção civil.
A obra na Comarca de Araguari tem duração prevista de 780 dias corridos. O novo fórum será construído no bairro Jardim Interlagos e terá capacidade para abrigar até 13 juízes. Com área de 7,5 mil metros quadrados, o prédio contará com seis pavimentos e estacionamento -capacidade para 130 veículos.

O novo prédio está entre os mais modernos do estado
A Comarca de Araguari possui cerca de 120 mil habitantes. O fórum atual é antigo e não dispõe do espaço necessário para seu funcionamento, sem condições mínimas de conforto e funcionalidade para seus usuários. Além disso, são constantes os gastos com manutenção.
Várias comarcas de Minas Gerais estão sendo beneficiadas com reformas, ampliações e novas sedes, sendo que o objetivo da ação é garantir a infraestrutura física apropriada às atividades administrativas e judiciais. Os novos ambientes também contribuirão para a qualidade e a produtividade dos serviços e proporcionar bem-estar a magistrados, servidores e jurisdicionados.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Quer dizer que quem resolver algum problema no juizado aqui no centro, depois tem que ir lá em cima completar o serviço. Porque às vezes agente vai no juizado, vai no fórum, volta no juizado. Aí vai ficar parecendo os órgãos da prefeitura tudo esparramado. Órgãos públicos teriam que ser pelo menos na mesma avenida.