Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Implantação de ciclovias em Araguari motiva requerimento de vereadora

qua, 20 de agosto de 2014 00:28

DA REDAÇÃO – Sempre que dispõe de um tempo livre nos finais de semana, Pedro Batista de Sousa gosta de levar o filho para passear de bicicleta. A criança tem 7 anos e vai sempre ao lado do pai. Mesmo com equipamentos de segurança e muito cuidado, os riscos existem. “Ele vai na bicicleta dele atrás de mim, sempre do lado direito da pista. Um dia, quase fomos atropelados por um motorista que avançou o sinal de pare. Os veículos passam bem perto da gente, até pensei em desistir do passeio, mas seria injusto com meu filho,” ressaltou.

Além de Pedro Batista de Sousa, que usa a bicicleta como lazer aos fins de semana, para muitos este é um meio de transporte essencial.

Araguari não possui ciclovias, fato que motivou o requerimento apresentado por Eunice Mendes (PMDB) na  sessão da Câmara, dia 12. A proposta pede que o departamento competente da prefeitura providencie a inclusão do município no “Programa Bicicleta Brasil”, do Ministério das Cidades.

A iniciativa do governo federal apóia e financia projetos de sistemas de circulação de veículos não motorizados, através da implantação de passeios, ciclovias, ciclofaixas, promovendo sua integração com os demais sistemas de transportes garantindo a acessibilidade universal com segurança e conforto.

Proteger os ciclistas é a principal intenção do projeto. “Sabemos que acidentes envolvendo motos e bicicletas são aqueles que mais causam afastamentos no INSS. Basta apenas inscrever o município para ter condições de receber,” ressalta a vereadora.

Eunice Mendes ainda justifica a importância de implementar essa política na cidade, tão estimulada em outros países e com resultados positivos. “Numa época em que o combustível está muito caro e vivemos uma promessa de recessão para o ano que vem, vislumbramos essa alternativa que melhora o meio ambiente e principalmente a saúde das pessoas,” reforça.

Conforme a proposta, as ciclovias seriam instaladas nas avenidas Minas Gerais, Mato Grosso, Coronel Belchior de Godoy, Teodoreto Veloso de Carvalho, Hugo Dorázio, Walter Nader, São Paulo, Porto Alegre, Batalhão Mauá e Nicolau Dorázio.

SEM RESPOSTA

Mesmo com o caráter relevante do requerimento, a vereadora acredita em poucas chances de ele sair do papel. Isso porque, segundo ela, são raros os requerimentos apresentados que são aprovados. E se não forem, os vereadores sequer recebem uma negativa do Executivo. “É um desrespeito total, eles não dão nem resposta aos nossos requerimentos,” expôs.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: