Sexta-feira, 26 de Abril de 2024 Fazer o Login

IMEPAC realiza cerimônia de inauguração do Hospital Universitário Sagrada Família

ter, 10 de outubro de 2023 08:09

Da Redação

 

Com uma área construída de mais de 30.000 m², distribuídos em 4 pavimentos, o Hospital Universitário Sagrada Família oferece uma grande estrutura: são 19 salas cirúrgicas, 337 leitos de internação, 40 leitos de UTI, 3 salas de parto humanizado e um parque de imagem completo. Além disso, o hospital conta com um laboratório de análises clínicas, prontuário eletrônico e correio pneumático que possibilita um transporte rápido, eficiente e confiável para as necessidades especiais existentes dentro de um hospital. O sistema foi projetado para transportar, com toda segurança, amostras de laboratórios, bolsas de sangue, produtos farmacêuticos e inúmeras outras aplicações.

Ressalta-se que, o HUSF conta com uma ala exclusiva para os alunos do Centro Universitário IMEPAC, equipada com salas de simulação realística programadas para aulas e treinamentos de simulação de situações intra-hospitalares; além de anfiteatro com capacidade para 120 lugares.

A cerimônia aconteceu na sede do HUSF
Divulgação

 

Segundo o IMEPAC, a tecnologia utilizada no complexo hospitalar é de ponta, com materiais importados das melhores empresas do mercado. “Desde as cadeiras obstétricas para parto natural, que acompanham os movimentos da paciente; até os bisturis importados da Alemanha, fabricante do melhor bisturi do mundo, a qualidade e inovação estarão presentes em cada detalhe. O HUSF é o único no Brasil que possui parceria com o Center For Medical Simulation (CMS) de Harvard. Antes mesmo de sua inauguração, passou por testes de simulação intensivos realizados em parceria com o CMS e líderes da Mater Education, uma afiliada do CMS na Austrália. O hospital incorporou várias práticas de aprendizado em sua estrutura organizacional e se destaca como referência internacional no campo da saúde”, disse.

É importante mencionar que, a construção do HUSF foi realizada sem verbas das esferas governamentais, mas, sim, com recursos próprios, fornecidos pela mantenedora Associação Beneficente Sagrada Família. Todavia, grande parte dos atendimentos serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contando com a contribuição do Governo Federal, Estadual e Municipal. A entrada dos pacientes está sendo realizada pelo encaminhamento via SUS, feito pela Secretaria de Saúde de Araguari, e também através da regulação dos pacientes encaminhados pela UPA. Aproximadamente, 2 milhões de pessoas serão beneficiadas com os atendimentos do HUSF, sendo provenientes dos municípios de Araguari, Triângulo Norte e Noroeste e Alto Paranaíba.

Ontem, 9, aconteceu a cerimônia oficial de inauguração do Hospital Universitário Sagrada Família. Dentre os presentes estavam: Nísia Trindade Lima, ministra da Saúde; Fábio Baccheretti, secretário de Estado de Saúde; Helvécio Miranda Magalhães, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde; Gustavo Valadares, secretário de Estado de Governo; Tadeu Martins Leite, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); Zé Vitor, deputado federal e presidente da Comissão de Saúde; deputado estadual Doorgal Andrada; Doutor Doorgal Gustavo Borges de Andrada, um dos fundadores do IMEPAC, que hoje ocupa o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; Renato Carvalho, prefeito de Araguari; presidente do HUSF e reitor do Centro Universitário IMEPAC, José Júlio Antunes Lafayette; vereadores de Araguari. O evento contou também com a presença de diversos prefeitos de municípios do Triângulo Norte e Alto Paranaíba, que foram recebidos pelo anfitrião Renato Carvalho.

“Hoje é um dia histórico para Araguari e região, eu me sinto muito feliz e emocionado com a realização desse sonho. Ao longo dos anos, reunimos importantes pessoas que contribuíram de forma efetiva para que o HUSF fosse inaugurado, e agora estamos vivendo esse momento juntos. A partir de agora, inicia-se um novo capítulo, e será marcado por esperança, dedicação e atendimento humanizado e em prol dos que mais precisam. Eu quero que todos tenham um sentimento de pertencimento ao HUSF e se sintam acolhidos, pois é através dele que a saúde e a educação serão transformadas, destacou o presidente do HUSF e reitor do Centro Universitário IMEPAC, José Júlio Antunes Lafayette.

“Coragem e compromisso são termos que podemos fazer referência em relação à construção e inauguração do HUSF, sendo este um orgulho para o nosso Sistema Único de Saúde, me sinto honrada por estar presente nesse momento tão sublime. Toda a tecnologia presente, bem como a parceria com o CMS de Harvard são essenciais para a qualidade e segurança dos pacientes. Esse complexo de saúde será uma grande ferramenta que irá oferecer uma formação de qualidade para todos os profissionais de saúde”, destacou Nísia Trindade Lima, ministra da Saúde.

Segundo o HUSG, na oportunidade, a ministra conheceu as instalações do hospital e assinou uma Portaria Ministerial, liberando R$48.1 milhões em recursos federais para a realização procedimentos de média e alta complexidade pelo SUS. Além disso, Nísia Trindade assinou a habilitação dos serviços de Alta Complexidade em UTI Adulto, Pediátrica e UTI Neonatal e Canguru e também dos serviços de Telemedicina do HUSF, sendo essas conquistas de grande valia para o cenário da saúde e educação.

“Um sonho sendo realizado transmite muita satisfação, sendo este o sentimento que estamos vivenciando hoje. Os serviços que o HUSH vai oferecer proporcionarão bem-estar, qualidade, segurança e humanização aos pacientes, afirma Tadeu Martins Leite, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

“Quem ganha hoje não é só Araguari, mas toda a nossa Minas Gerais e os estados próximos que também serão impactados. O Hospital Sagrada Família possui equipamentos de ponta, que irão proporcionar para pacientes de média e alta complexidade um tratamento eficiente e de muita qualidade. Além disso, o HUSF irá gerar um grande número de empregos, fomentando o desenvolvimento de nossa cidade, revertendo em bem-estar e qualidade de vida para a nossa população”, ressaltou o prefeito Renato Carvalho.

3 Comentários

  1. Alessandre Campos disse:

    HUSF, HUSG ou HUSH? Resolve Gazeta, qual a sigla do Hospital?

  2. Marcelo disse:

    Hospital universitário sagrada família

  3. ELIANE disse:

    Araguari está ficando em alta escala e importante no cenário nacional e bonita também.

Deixe seu comentário: