Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Igreja Presbiteriana completa 121 anos de existência em Araguari

qua, 20 de agosto de 2014 00:01
Membros da igreja em frente ao primeiro templo construído Largo dos Protestantes, hoje, praça Manoel Bonito. Foto: Arquivo

Membros da igreja em frente ao primeiro templo construído no Largo dos Protestantes, hoje, praça Manoel Bonito.
Foto: Arquivo

ADRIANO SOUZA – Em 15 de abril de 1873, desembarcava em Recife, com apenas 28 anos de idade e acompanhado pela esposa Agnes Woodson Morton Boyle, o jovem missionário John Boyle. Sua primeira investida missionária se deu na cidade de Maceió, onde permaneceu por pouco tempo, transferindo-se posteriormente para a cidade de Campinas em 1875. Dois anos depois partiu para a cidade de Mogi-Mirim, onde fixou residência por cerca de oito anos, evangelizando as imediações da cidade e região.

Ainda em Mogi-Mirim, John Boyle recebeu uma carta de dois jovens da cidade de Bagagem (atual Estrela do

Rev. John Boyle, primeiro missionário da Igreja Presbiteriana do então município  de Brejo Alegre, em meados de 1884

Rev. John Boyle, primeiro missionário da Igreja Presbiteriana do então município
de Brejo Alegre, em meados de 1884

Sul – MG), solicitando auxílio para o entendimento da Sagrada Escritura. Esta correspondência trouxe o jovem missionário a Bagagem, contudo, a demora de Boyle fez com que não encontrasse os remetentes naquela localidade. Ambos    residiam         em Brejo Alegre, hoje Araguari, para onde partiu o jovem pastor após obter informações acerca dos dois moços. Eram eles Tertuliano Goulart e Cherubino dos Santos, os quais receberam Boyle e por ele foram devidamente instruídos e fizeram pública profissão de fé.

No dia memorável, 13 de julho de 1884, foram também recebidas as seguintes mulheres: Maria Otília (esposa de Tertuliano); Theodolina Mendes de Carvalho (mãe de Tertuliano); Querubina Furbino de Carvalho (mãe de Cherubino) e Isolina Goulart Coelho. E assim, deste pequeno e precioso grupo familiar nascia a inconfundível e belíssima Igreja Presbiteriana de Araguari. De uma simples carta a uma igreja centenária.

O Reverendo Edivaldo Junior que hoje está à frente da igreja, compareceu ontem na tribuna da Câmara Municipal para falar da importância da história da Igreja Presbiteriana de Araguari que, segundo ele, é marcada por um testemunho maravilhoso da ação soberana do Senhor. Ele conduziu todos os fatos e personagens para executar seus propósitos grandiosos na vida desta comunidade.

Desde os idos em que esta terra ainda se chamava Brejo Alegre, distrito integrado ao município de Bagagem, por volta de 1864 notam-se os atos maravilhosos de Deus na expansão e desenvolvimento desta localidade. Trata-se de uma época em que o distrito crescia e ganhava maior relevância política, econômica e social em toda a região, tornando-se posteriormente em Município.

Neste período de expansão e progressos aprouve ao Senhor trazer ao então Município de Brejo Alegre, em meados de 1884, o primeiro missionário protestante, o Reverendo John Boyle. Pela graça de Deus, a estada do Reverendo Boyle foi extremamente profícua e a partir de então, nasceu uma igreja presbiteriana que haveria de tornar-se “mãe” de dezenas de igrejas em várias partes desta região mineira. Dela, surgiram vários pastores, evangelistas e missionários, os quais foram enviados a várias partes do Brasil e do mundo. De fato, trata-se de uma belíssima história missionária com testemunhos tão impactantes que ecoam até aos nossos dias. Uma história que narra os poderosos feitos e propósitos do Senhor na vida de centenas de pessoas e famílias.

Nove anos depois das primeiras conversões e batismos em solo araguarino, organizou-se a Igreja Presbiteriana desta localidade. A reunião teve início às 8 horas do dia 5 de agosto de 1893, na residência de Américo Goulart (cristão professo desde 1888), sob a direção da comissão nomeada pelo Presbitério de Minas, composta pelos pastores: Reverendo Álvaro Emídio Gonçalves dos Reis; Reverendo Caetano Nogueira Júnior e pelo presbítero Lourenço Moreira de Almeida. A comissão examinou candidatos a batismo e pública profissão de fé e decidiu que os mesmos fossem recebidos no dia seguinte, 6 de agosto, ao meio dia, em culto solene para organização oficial da igreja. Na ocasião, foram arrolados 34 membros adultos e 15 crianças. Dias depois, foram eleitos os primeiros oficiais da igreja, o presbítero Américo Goulart e o diácono José Coelho da Cunha.

Após três anos de pastoreio itinerante, o Reverendo Álvaro Reis voltou a Araguari em março de 1896, para passar a igreja aos cuidados do Reverendo Charles Morton, residente na cidade desde dezembro de 1895. Este pastoreou a igreja em Araguari de 1896 a 1899. Sob seu pastoreio a igreja iniciou um período de consolidação. Foram eleitos outros oficiais, o diácono Tertuliano Goulart (1896) e o presbítero Cherubino dos Santos (1897). Ainda em 1897, foram publicados os primeiros Estatutos da Igreja, constituindo-a em Pessoa Jurídica.  Este período foi marcado pela presença de um pastor residente na cidade, novos oficiais, novos membros, novas classes com professores de adultos e crianças (1898), e reuniões aos domingos e quartas-feiras.  E assim a Igreja Presbiteriana de Araguari foi sendo estruturada e consolidada por Deus.

Depois de 15 anos de trabalho intenso e de muitas lutas a Igreja Presbiteriana de Araguari construiu seu primeiro templo em 1908, na praça denominada Largo dos Protestantes, hoje, praça Manoel Bonito. Sob o pastoreio do Reverendo Francisco Palmiro Ruggeri, o templo foi concluído e em 6 de agosto de 1908, às 19 horas, ocorreu a cerimônia de dedicação daquele que seria considerado “uma obra avançada para a época”. Estavam também presentes os pastores: Reverendo Herculano Gouveia e Reverendo W. Porter. Pouco depois, a igreja contratou uma zeladora e em 1910, através do presbítero Tertuliano Goulart, a igreja contratou junto à empresa responsável a iluminação do templo. Para muitos, o primeiro templo constitui-se num marco de fé e persistência daquele grupo de irmãos que almejava ser um luzeiro na cidade de Araguari. Uma vitória concedida pela graça do bondoso Deus. A esta altura (1910), a igreja contava com 196 membros adultos e 243 crianças.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: