Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Igreja católica celebra a festa da instituição do sacramento da Eucaristia

qui, 31 de maio de 2018 05:44

Da Redação

Durante a data, haverá apenas uma missa por paróquia

A igreja católica celebra, nessa quinta-feira, 31, a festa de Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo. O objetivo da solenidade é comemorar a instituição do sacramento e reunir os fiéis para que possam testemunhar publicamente a adoração e veneração para com a Eucaristia.

Tapetes de serragem são montados nas ruas como parte da tradição popular

Tapetes de serragem são montados nas ruas como parte da tradição popular

 

De acordo com o frei Manoel Gomes Barbosa, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a festa de Corpus Christi teve origem no século XIII. “A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, a partir da inspiração de uma freira, que teve visões de Cristo demonstrando o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Oficialmente, a festividade foi instituída no dia 8 de setembro de 1264 e é celebrada na quinta-feira, após a oitava de pentecostes, que é 60 dias depois da Páscoa”.

O frei comenta que, além da comemoração da instituição da Eucaristia, a celebração também possui um sentido espiritual. “No início, essa festa não teve muita repercussão, mas com o passar dos anos, as dioceses foram conduzindo e, hoje, temos toda essa expressão da data. A Eucaristia é um dos sete sacramentos da igreja, que foi instituída por Jesus durante a última ceia. Além disso, a festividade tem todo um sentido espiritual, pois é o momento em que Cristo sai da igreja e vai abençoar o povo nas ruas”.

No Brasil e em Portugal, existe a tradição popular de montar tapetes nas ruas utilizando serragem, sais coloridos e outros materiais como borra de café, areia, flores e farinha, para a confecção de tapetes que representam cenas bíblicas, objetos devocionais e temas ornamentais, por onde a procissão da Eucaristia passará. “A tradição dos tapetes ainda existe, mas hoje, de forma diferente. Geralmente, nas comunidades menores, todos se reuniam para organizar o ambiente e montar os tapetes da procissão”.

Segundo o frei, a participação na celebração de Corpus Christi é um preceito da igreja. “Para os católicos, esse é um dia santo, no qual devemos reverenciar a Eucaristia, que é o alimento salutar para todos nós. Enquanto cristãos católicos, nós devemos aproveitar e nos alimentar dessa força espiritual que nos reúne em comunidade”.

A celebração ocorrerá a partir das 9h na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na praça Augusto Diniz, 150, bairro Jardim das Hortênsias. Em Araguari, durante a manhã dessa quinta-feira, serão celebradas um total de nove missas, sendo uma por paróquia.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: