Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

IBGE promove Censo Agropecuário em Araguari

qua, 23 de agosto de 2017 05:01

por Mel Soares

Órgão busca apoio para facilitar o trabalho

Em intervalo da sessão da Câmara Municipal dessa terça-feira, 22, representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Araguari informaram aos vereadores que será feito o mapeamento da parte rural do município. A pesquisa tem como objetivo ajudar o governo federal a elaborar políticas públicas para os integrantes da produção agrícola do Brasil.

Por enquanto, o órgão conseguiu parceria com a Emater MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e Ima (Instituto Mineiro de Agropecuária em Araguari) no quesito logística para realizar o trabalho de maneira eficaz.

Representantes do IBGE apresentam aos vereadores informações gerais sobre as atividades

Representantes do IBGE apresentam aos vereadores informações gerais sobre as atividades

 

Segundo Roosemary de Cáritas Azevedo de Sousa, coordenadora do IBGE em Araguari, o mapeamento será iniciado no mês de outubro com previsão de término para o final do ano. “O objetivo é buscar parceria para a realização deste trabalho. Muitos conhecem bem a área rural de Araguari e iremos precisar deste apoio”, destacou.

O vereador Vanderlei Inácio “Mãe Preta” (PRTB) questionou a coordenadora sobre a possibilidade de a prefeitura acompanhar as atividades. Conforme resposta, nesta quinta-feira, 24, às 14h, será formada Comissão Municipal de Geografia e Estatística a qual realizará essa função. Além da autarquia municipal, o grupo contará com a participação de vários segmentos dentre eles, Ministério Público, rede Sicoob e Banco do Brasil.

“Vamos apresentar nossa metodologia, o questionário que será aplicado em campo. Realizaremos o trabalho de forma transparente”, reforçou Roosemary.

O vereador Levi Siqueira (PMDB) expôs a representante acerca da necessidade do IBGE promover novamente a contagem do número de habitantes da área urbana, tendo em vista que recursos arrecadados como o Fundo de Participação dos Municípios podem aumentar dependendo do resultado.

“No ano passado era para o IBGE ter realizada a contagem da população, no entanto devido à crise financeira acabou cancelando. Só será feito censo demográfico em 2020. Atualmente estamos trabalhando com a estimativa de 118 mil habitantes em Araguari”, completou.

O último censo demográfico em Araguari foi realizado em 2010 e precisou ser refeito após solicitação do prefeito Marcos Coelho (PMDB) quando cumpria o primeiro mandato. “Na época refizemos o trabalho para comprovar”, concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: