Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Hospitais da região recebem medicamentos do ‘kit intubação’, mas Araguari não é contemplada

qua, 14 de abril de 2021 08:10

Da Redação

Boletim epidemiológico municipal divulgado pela prefeitura nesta terça-feira, 13

Nesta semana, oito hospitais da rede pública de seis cidades da região do Alto Paranaíba e do Triângulo foram reabastecidos com insumos hospitalares, que fazem parte do chamado ‘kit intubação’, que mantém a sedação de pacientes hospitalizados.

O envio foi feito pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e devem chegar no sábado. São mais de 15 mil ampolas destinadas a 71 hospitais de Minas Gerais.

Os hospitais contemplados foram: Municipal de Uberlândia; Mário Palmério e Regional de Uberaba; hospitais Nossa Senhora d’Abadia e São José, em Ituiutaba; as Santas Casas de Araxá e Coromandel e o Hospital Frei Gabriel, em Frutal. Ao todo, essas unidades receberam 3.640 unidades de Besilato de cisatracúrio, Besilato de atracúrio e Brometo de rocurônio.

Ocorre que a Santa Casa de Misericórdia de Araguari vem sofrendo com a falta do ‘kit intubação’, porém, não foi contemplada com o recebimento de nenhum insumo da remessa. A unidade hospitalar anunciou o provável fechamento de 10 leitos de UTI para Covid-19 em razão das dificuldades enfrentadas, e não tem recebido pacientes desde a última sexta-feira, 9.

 

NOVO DECRETO

Nesta segunda-feira, 12, a prefeitura de Araguari havia sinalizado que poderia editar novas restrições após as aglomerações no fim de semana e, muitas delas, flagrantemente lotadas com pessoas sem máscara. Assim, poderia ampliar restrições.

A reportagem procurou a Administração para saber quais mudanças poderiam ser feitas neste novo decreto, e foi informada de que a gestão irá aguardar análise do Comitê Extraordinário Covid-19 a respeito da região e, se for o caso, a depender do que for determinado pelo Estado, publicará decreto na sexta-feira, 16. “Vamos esperar a decisão do governo de Minas”, disse o secretário de Gabinete, Flávio Soares, à Gazeta.

 

VACINAÇÃO

A prefeitura informou que a vacinação continua apenas para segunda dose, focando no público que tomou a primeira dose no dia 30 de março ou anteriormente, que podem ir até o aeroporto municipal, das 8h às 17h, com documento de identificação e cartão de vacina, para completarem sua imunização. “Já temos posicionamento do Estado de Minas de que as doses de Araguari estão na Regional de Saúde, mas a busca das vacinas foi agendada para hoje, 14. Iremos com a vigilância epidemiológica e com as forças de segurança, uma vez que é preciso ser escoltado. Daremos continuidade na aplicação das primeiras doses na quinta-feira, 15. As próximas idades contempladas bem como grupos prioritários ainda serão divulgados”, pontuou o chefe da comunicação institucional da Administração.

As vacinas recebidas hoje somam 1.104 para primeira dose (D1) e 1.580 para segunda dose (D2).

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Araguari já soma 10.901 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 2.223 pacientes em monitoramento, sendo 1.235 confirmados e 988 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 18 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 30 vagas disponíveis. Ainda, estão ocupados 28 dos 53 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo sete no Santo Antônio, nove na UPA, nove no Hospital de Campanha e três no São Sebastião. Ainda, foram computados 316 óbitos confirmados para a doença. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta terça-feira, 13.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: