Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Heels & Wheels – Capital dos Carros Antigos

ter, 9 de junho de 2015 08:04
.

.

Capital dos Carros Antigos 

A cidade paulista Águas de Lindóia recebeu neste final de semana, a segunda edição do Encontro Brasileiro de Carros Antigos, o evento reuniu colecionadores e expositores de todo o país, em uma versão mais aprimorada e inovadora, que contou com um grande número de modelos de várias décadas da história do automobilismo mundial.

Além de ressaltar a beleza dos carros no Concurso de Elegância, um expressivo mercado de peças e antiguidades vem contribuindo para que o evento seja apontado como a maior concentração de modelos desse segmento no Brasil. Em destaque, automóveis utilitários nacionais, americanos ou europeus, mais de 50 caminhões também chamaram a atenção do público com a imponência de suas carrocerias e a importância histórica de representarem quase um século transportando o progresso do país. A organização estima um público de mais de 500 mil pessoas durante todo o feriado prolongado de Corpus Christi, destaque para o público mineiro. “Ter participado do II encontro de antigos foi um uma experiência magnífica. Uma variedade de antigos que nunca imaginei encontrar, sem falar na diversidade de marcas, modelos e anos, importados ou nacionais, peças novas ou antigas para customização de todos os modelos possíveis. É uma viagem no tempo, uma verdadeira nostalgia!,” afirmou Cássio Matos  que participou pela primeira vez do evento e garantiu presença nas próximas edições.

.

.

 

Localizada a 180 km de São Paulo, Águas de Lindóia, sedia desde 1996 encontros, na época conhecidos como Encontro Paulista de Automóveis Antigos. Durante a primeira edição, 180 expositores e um público de 35 mil visitantes marcaram a estreia do evento, que prometia ser apenas uma reunião entre amigos. Já em 2012, reuniu 580 carros em exposição, 350 carros para venda, 280 stands de peças, 44 stands de venda de carros, 20 stands na praça de alimentação, 39 stands de empresas de montadoras e pneus e 300 pessoas envolvidas na organização do evento. Devido à presença de centenas de apaixonados por antiguidades automobilísticas vindos de várias regiões do Brasil, a mobilização passou a ser conhecido como Encontro Brasileiro de Carros Antigos de Águas de Lindóia, se tornando por três dias, a capital nacional dos Carros Antigos.

Águas de Lindóia

Águas de Lindóia

Carros Antigos

Carros Antigos

 

Lenda do automobilismo brasileiro 

Entre as atrações, esteve presente o ex-piloto Bird Clemente, um dos principais pilotos da história do automobilismo nacional, tendo seguido carreira de 1958 a 1973 – promovendo um verdadeiro bate-papo com o público. Bird é paulistano, sendo considerado, ao lado de Luiz Pereira Bueno, um dos maiores conhecedores da pista de Interlagos. Integrou as equipes Vemag e Willys, esta última na condição de piloto profissional, pilotando uma Berlineta Interlagos, ao lado de Wilsinho Fittipaldi e Catharino Andreatta, tri-campeão das Mil Milhas Brasileiras. Ficou conhecido por seu estilo arrojado e uma habilidade ímpar em deixar o carro derrapar nas quatro rodas, trocando de marcha na curva, o que lhe garantia uma retomada de velocidade muito melhor. Chamar a técnica de derrapagem controlada poderia até facilitar a descrição da manobra, mas não faria jus ao espetáculo e não justificaria os tempos obtidos pelo piloto. Entre suas vitórias mais importantes, podemos destacar uma prova em ruas de paralelepípedos em Curitiba no ano de 1964 em parceria com Wilsinho Fittipaldi, a bordo de uma Carretera Gordini; em 1967, na prova Almirante Tamandaré, no Rio de Janeiro com o Mark I, derrotando carros considerados superiores, como as Lotus-Europa, o Fitti-Porsche e os Porsches e nas 24 Horas de Interlagos de 1970, formando dupla com seu irmão Nilson Clemente, com Opala.

.

.

 

Novos tempos

Uberlândia tem mais uma novidade em diversão: a Arena Race Multieventos. Localizada na Estrada de Campo Florido – zona oeste de Uberlândia, a pista será destinada a várias modalidades para os amantes de arrancada, automobilismo, motocross, kart, som automotivo e tudo o que for relacionado a esportes, além de contar com uma área totalmente dedicada para eventos de todos os tamanhos. Contará com 201 metros para aceleração e 300 metros de frenagem. Com 2.400 metros de cumprimento e 12 metros de largura, possui ainda cronometragem da Cronos Brasil, além de ter o mesmo regulamento praticado no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba. Soma-se a isto o fato do Arena Race ser algo único em um raio de 500km e estar entre as poucas arenas desse tipo no país. O espaço para eventos será chamado de Arena Hall e terá capacidade para 20 mil pessoas. É um projeto atualizado com as tendências dos esportes e eventos mundiais que irá contribuir de maneira ímpar para a cidade e região, legalizando práticas que atualmente são feitas em locais impróprios como os chamados “pegas de rua” e corridas clandestinas, trazendo novos empregos para a região até então inexistente. A estreia está marcada para o mês agosto.

.

A Heels&Wheels parabeniza os empreendedores.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: