Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Heels & Wheels – 70 anos da Vespa

ter, 17 de maio de 2016 08:30

Abertura heels and Weels

Em 1946, Enrico Piaggio deu vida a um dos ícones do design contemporâneo de scooters. Amada por várias gerações, a Vespa comemora 70 anos em 2016. Bem vividos, é claro. Quem não se lembra de Audrey Hepburn pelas ruas de Roma, na garupa do irresistível galã Gregory Peck, em uma das cenas do premiado “A Princesa e o Plebeu”, de 1953. O projeto original da Vespa 98, acessível economicamente, revolucionou a vida da Itália pós-guerra. Os anos se passaram, mas ainda hoje a Vespa faz parte da vida de uma nação. A Vespa passou de 58 mil unidades produzidas em 2004 para 170 mil no ano passado. Graças ao glamour e status de lenda de sua scooter, a Piaggio pode se dar ao luxo de cobrar preços mais elevados do que as concorrentes. Desde 1946, cerca de 18 milhões de scooters da Vespa foram vendidas no mundo. Alguns modelos antigos são disputados como relíquias.

.

.

 

Lançamento de aniversário

Para celebrar a data, o grupo Piaggio apresentou no último salão de Milão, uma roupagem especial alusiva aos primeiros modelos montados na região de Pontedera. Batizada de Settantesimo, a série do aniversário de 70 anos deve chegar ao mercado ainda este mês, nas cores azul ou cinza. Uma marca registrada da edição comemorativa será a logo Vespa Settantesimo 70° impresso no assento e no porta-luvas. Piaggio também criou uma bolsa de couro marrom especial elaborada no mesmo couro do assento, para ser fixada sobre o bagageiro cromado destes modelos.

.

.

 

Dia do Automóvel

Pouca gente sabe, mas no dia 13 de maio foi celebrado o “Dia do Automóvel” no Brasil. A data foi instituída em maio de 1934 pelo presidente Getúlio Vargas. A opção pelo dia 13 surgiu como homenagem à primeira rodovia totalmente pavimentada do país. Inaugurada por Washington Luís em 13 de maio de 1926, ligava o Rio de Janeiro (então a capital do Brasil) à cidade de Petrópolis e era recoberta por placas de cimento. Naquela época, vale lembrar, ainda não existia uma indústria automotiva no Brasil, e os veículos que por aqui circulavam eram importados prontos ou, em alguns casos, apenas montados localmente. A frota do país não chegada a 30 mil carros.

.

.

 

Encontros de Antigos 

Aconteceu entre os dias 14 e 15 de maio de 2016 o 1º Encontro de Automóveis Antigos de Paracatu, promovido pelo Clube dos Automóveis Antigos de Paracatu (CAAP). Um clube sem fins lucrativos criado em 2014 com o objetivo de preservar os carros antigos e fomentar o turismo na cidade que tem um grande potencial. O evento foi prestigiado por clubes de carros antigos de várias cidades e também de Estados vizinhos. Segundo a organização, foi estimada a participação de mais de 400 veículos e cerca de 1800 visitantes puderam prestigiar a exposição de veículos que marcaram época, além de uma diversificada praça de alimentação e shows de bandas de rock com artistas de Paracatu. Outros encontros foram promovidos também em Catalão e Uberlândia.

.

.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: