Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari recebe doação de capacetes respiratórios nesta quinta-feira

sex, 9 de abril de 2021 08:15

Da Redação

Toque de recolher é suspenso em Araguari nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 8, ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Araguari) a solenidade de entrega dos capacetes ELMO, doação do grupo de entidades, do qual inclusive a CDL faz parte.

O equipamento é um capacete de respiração assistida, genuinamente cearense, não-invasivo e mais seguro para profissionais da saúde e pacientes. Criado em abril de 2020 em uma força tarefa, que envolve uma parceria público-privada, o equipamento inovador surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica por Covid-19. Foram doadas 21 unidades.

Foram doados 21 capacetes utilizados no combate à Covid-19

 

Anteriormente, o grupo também já havia feito a doação de máscaras VNI (Ventilação Não-Invasiva), que são utilizadas para melhorar as trocas gasosas, facilitando a respiração através de uma pressão que exerce na abertura das vias aéreas e ajudando nos movimentos de inspiração e expiração.

Fazem parte do grupo em prol da saúde de Araguari:  ACA, ACIA, ACTRIM, APETRI, ASCOMARI, CDL ARAGUARI, CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE, CONSEP, FIEMG, OAB ARAGUARI, SEBRAE, SICOOB ARACOOP, SICOOB ARACREDI, SINCOMÉRCIO.

Vale lembrar que qualquer pessoa pode contribuir com as ações, doando qualquer quantia através da conta poupança: Banco Cooperativo do Brasil -756 | Sicoob ARACREDI | Agência: 001 | C/P: 63.838.127-4 | Conselho Comunitário de Segurança Pública. | PIX: 22.222.426/0001-22.

 

Cenário Municipal

Araguari já soma 10.749 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 2.195 pacientes em monitoramento, sendo 1.251 confirmados e 944 suspeitos. Foram computados 311 óbitos confirmados para a doença. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 27 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 30 vagas disponíveis. Ainda, estão ocupados 19 dos 53 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo um no Santo Antônio, três na UPA, nove no Hospital de Campanha e cinco no São Sebastião. A notícia boa é que a vacinação contra o novo coronavírus já alcançou 19.066 munícipes. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira, 8.

Além disso, vale ressaltar que foi suspenso em Araguari a restrição de circulação de pessoas (toque de recolher), que ocorria das 20h às 5h, liberando movimentação noturno, inclusive no comércio, a partir desta quinta-feira, 8. A decisão foi tomada com base na ação do Governo de Minas que, na quarta-feira, retirou até mesmo da classificação de Onda Roxa, a necessidade de adotar o conhecido “toque de recolher”.  Passa a vigorar na cidade o decreto nº 83, que revoga o artigo 2º do Decreto 73, suspendendo a restrição.

O novo Decreto já foi fixado no quadro da Prefeitura para ser vigente desde o momento da assinatura do prefeito Renato Carvalho (Republicanos), secretária municipal de saúde Soraya Ribeiro de Moura e pelo Coordenador da Força tarefa J. Camargo. O documento também será publicado pelo Correio oficial hoje, 9.

O comércio noturno segue o funcionamento como era antes, de acordo com o Código de Posturas do Município. Estabelecimentos, igrejas e templos, prestadores de serviços e outros precisam cumprir horário e todo o protocolo sanitário previsto durante o período de pandemia.

Para os eventos, que já podem ser realizados também no período noturno, existe capacidade máxima prevista pela Onda Vermelha, que é de 30 pessoas, desde que sejam respeitados a distância de três metros entre cada um, reservado dez metros por pessoa no espaço, e 50% do limite de ocupação.

Em nota, a prefeitura comunica que, a fiscalização continua, e com mais rigor mediante a flexibilização. Se o estabelecimento estiver fora do que é determinado, pode ter até o alvará caçado, caso as notificações sejam recorrentes.

 

Vacinação

A vacinação em Araguari continua ocorrendo. A Saúde conclui a imunização de quem já recebeu a primeira dose (D1).

Hoje, 9, estarão sendo aplicadas as segundas doses para quem foi vacinado no dia 26 de março ou antes. Na próxima segunda-feira, 12, as doses serão destinadas a quem recebeu o imunizante contra a Covid-19 no dia 27 de março ou anteriormente.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: