Greve nacional dos bancários continua sem expectativa de negociação
sex, 9 de outubro de 2015 08:43Da Redação
Aproximadamente 90% aderiram ao movimento no município
A greve nacional dos bancários, que teve início nessa terça-feira, 6, continua sem expectativa de negociação. Em Araguari, a adesão gira em torno de 90%, paralisando os atendimentos em quase todas as agências do município.

Algumas agências continuam realizando atendimento em caixa com equipe reduzida
De acordo com o diretor financeiro do Sindicato dos Bancários de Araguari, Paulo Roberto, ao término do segundo dia de greve, 8.763 (40%) agências e centros administrativos de todo o país aderiram ao movimento. “Em Araguari, estamos com praticamente 90% das atividades paralisadas, o que é um número expressivo. Somos aproximadamente 500 mil bancários em todo o país e, apenas em São Paulo, há uma paralisação de 50 mil (10%)”.
O diretor comenta que a proposta oferecida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não acompanha a inflação. “Temos uma inflação de 9,8% e os bancos estão oferecendo um aumento de 5,6% e um abono de R$ 2.500, mas isso não vai suprir os 4%, que seria a diferença que eles estão se negando a repor. Os bancos sempre tiveram um lucro exorbitante e agora não concordam com a reposição da inflação”.
Paulo Roberto acrescenta que não há expectativa para negociação. “Acredito que a greve irá perdurar alguns dias, pois além do feriado, ainda tem a semana do saco cheio. Penso que no dia 19 possa surgir uma nova proposta da Febraban, mas ainda não há rodada de negociação marcada”.
Segundo o diretor, o sindicato está bastante satisfeito com a adesão do município. “Acredito que, com o andamento dos centros administrativos, se os terminais ficarem fora do ar, logo será inviável o funcionamento das agências”.
No município, algumas agências como HSBC, Santander e Mercantil estão com atendimentos paralisados. Os caixas de autoatendimento estão funcionando e os pagamentos de INSS e aos aposentados continuam sendo realizado normalmente. A Caixa Econômica Federal está oferecendo orientações aos usuários de caixas eletrônicos, porém, o atendimento interno está paralisado, com algumas exceções.
O Banco do Brasil realiza alguns atendimentos dentro da agência, com um número reduzido de funcionários. Os clientes também podem fazer operações no correspondente, em frente ao banco e nos Correios. O Itaú está oferecendo atendimentos dentro da agência, porém, apenas cinco pessoas podem entrar por vez. O Bradesco oferece atendimento comercial, como empréstimos e também auxilia em algumas operações bancárias.
Os clientes da Caixa Econômica também podem utilizar as casas lotéricas para algumas operações. “As filas estão grandes e o sistema está sobrecarregado, por isso, acredito que uma proposta que contemple a categoria deva surgir em breve”.
Em relação às contas e boletos, a determinação é que as empresas prorroguem o vencimento dos boletos. “Enquanto os caixas eletrônicos funcionam, as pessoas conseguem realizar o pagamento, porém, a orientação é que sejam emitidos novos boletos ou que as empresas criem um mecanismo para receber essas contas, pois o cidadão não pode ser prejudicado por não conseguir pagar. As empresas devem oferecer condições de pagamento ou prorrogar as datas de vencimento”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Polo atrai investimentos para Montes Claros qua, 26 de março de 2025
- Uberlândia tem 49 casos de tuberculose ter, 25 de março de 2025
- Inscrições abertas para Prêmio Brasil Artesanal Queijo, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil & CNA seg, 24 de março de 2025
- Valadares ganhou sua 1ª ETE seg, 24 de março de 2025
- Estudantes de JF com passe livre sáb, 22 de março de 2025
- Magotteux investe R$ 100 mi em Contagem sex, 21 de março de 2025
- Vereador Guilherme Santana questiona imóvel do antigo Bretas e dispositivos eletrônicos da Zona Azul sex, 21 de março de 2025
- Equipe do 2º BFv se destaca na Ordnance Group Team of the Year 2025 nos EUA sex, 21 de março de 2025
- Qualidade de vida! Prefeitura de Monte Carmelo investe no plantio de mudas na ciclovia da cidade sex, 21 de março de 2025
- Audiência pública na Câmara discute cumprimento das metas fiscais e investimentos públicos sex, 21 de março de 2025
> > Veja mais notícias...