Quarta-feira, 23 de Abril de 2025 Fazer o Login

Greve dos professores ganha pequena adesão nas escolas da região

ter, 27 de maio de 2014 00:18

DA REDAÇÃO – A tentativa de paralisar as atividades das escolas do Estado de Minas Gerais, através de uma greve geral, convocada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE-MG) em assembleia do último dia 15, tem sido motivo de discussão entre os trabalhadores da educação. Segundo apurou a reportagem, a paralisação dos professores afetou uma pequena parcela das aulas em toda a região.

Em cidades vizinhas como Ituiutaba, não há nenhum servidor em greve. Em Araguari, alunos afirmaram que as aulas estavam sendo ministradas normalmente em todos os turnos. Na cidade de Uberlândia, apenas alguns professores decidiram apoiar a manifestação, mas sem afetar o ano letivo.

Para o coordenador da subsede Araguari, José Luís da Costa, a paralisação é inoportuna, uma vez que o recesso se aproxima e com ele, os jogos da Copa do Mundo. “A greve foi iniciada a poucos dias do início das férias, assim não há como causar efeitos. O país todo irá voltar seus olhos para os jogos da Copa e as nossas reivindicações serão deixadas de lado,” desabafou.

Os professores da rede estadual promoveram uma greve de 112 dias, em 2011, sendo considerada a maior do estado. Atualmente a pauta é composta por seis exigências. Entre elas, o reajuste salarial e a mais polêmica, encontrar solução para mais de 90 mil servidores não concursados, uma vez que  o Supremo Tribunal Federal decidiu que as contratações foram irregulares e determinou a exoneração de todos, causando o caos no setor da educação. Segundo informações do SindUTE-MG, o governo ainda não apresentou proposta para sanar esta problemática. Assim, A categoria voltará a se reunir  no dia 28 de maio, às 14h na praça da Assembleia, para definir rumos da greve.

Em nota, a secretaria de Educação do Estado (SEE) informou que as principais reivindicações apresentadas pelo SindUTE-MG não estão de acordo com a realidade da educação em Minas. Esclareceu ainda que em outubro de 2013, houve aumento salarial de 5% para todos os servidores.

Sobre concursos, a SEE afirmou que, em 2012, foram abertas vagas para cargos de professores e as nomeações desse concurso estão ocorrendo normalmente.

Reunião
Em nota, a diretoria do Sind-UTE convida a todos os trabalhadores da educação para participar de uma confraternização que acontece hoje, dia 27, a partir das 20 horas na sede do Sindicato. Durante este encontro, os profissionais irão discutir assuntos referentes à atual situação em que se encontra a educação em Minas Gerais.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: