Segunda-feira, 02 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Gazeta na Copa – Há vida no grupo da morte: Itália e Uruguai fazem duelo decisivo no norte do país

ter, 24 de junho de 2014 01:59

Por P.J. GODOY
.

Pitacos da Gazeta

pitacos
.

ITÁLIA X URUGUAI

Pelo menos dois campeões mundiais deixarão a Copa do Mundo nesta terça-feira, 24. Com a Inglaterra eliminada, Itália e Uruguai brigam para espantar a sombra de uma passagem de volta em plena primeira fase.

Surpreendidas pela Costa Rica, ambas as seleções detém a missão de se redimir com seus torcedores e sentenciar a classificação sob o forte calor do norte do país. Em campo, seis títulos mundiais são pouco perto daquilo que representa o confronto.

Depois do sucesso em 2006, os italianos chegaram à África do Sul como francos-candidatos a defender o título mundial. Apesar disso, ficaram pelo caminho num grupo com Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia. Quatro anos depois, a mesma sina bate na porta dos tetracampeões.

Diante da ausência de De Rossi, machucado, o técnico italiano Cesare Prandelli testa um novo esquema formado por três zagueiros, cinco meias e dois atacantes. Se para a Itália um empate é o suficiente, do outro somente a vitória interessa. Assim, os uruguaios de Luís Suarez e companhia devem manter o mesmo sistema utilizado na vitória sobre a Inglaterra.

Horário: 13h
Local: Estádio das Dunas (Natal-RN)
Arbitragem: Marco Rodriguez (México)

Prováveis escalações:

Itália: Buffon; Barzagli, Bonucci e Chiellini; Thiago Motta, Verratti, Pirlo, Marchisio e Candreva; Immobile e Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli.

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Gargano, Arévalo Rios, Lodeiro e Cristian Rodríguez; Suárez e Cavani. Técnico: Óscar Tabarez.
.

JAPÃO X COLÔMBIA

Se existe uma luz no fim do túnel, ela estará em Cuiabá para a seleção do Japão. Depois de ver a Costa do Marfim virar o placar e sair com a vitória na estreia, os japoneses conseguiram corrigir as falhas defensivas e aproveitar o potencial dos laterais. Ainda assim, não foi o bastante para evitar um empate sem gols diante da Grécia.

Desta vez, o empate só interessa aos colombianos, que podem garantir a liderança da chave. Em 90 minutos, saberemos se samurais e sul-americanos seguirão juntos no caminho pelo Brasil.

Horário: 17h
Local: Arena Pantanal (Cuiabá-MT)
Arbitragem: Pedro Proença (Portugal)

Prováveis escalações:

Japão: Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno e Nagatomo; Hasebe, Yamaguchi, Okubo (Kagawa), Honda e Okazaki; Osako. Técnico: Alberto Zaccheroni.

Colômbia: Ospina; Sánchez, Zapata, Yepes e Armero; Zuñiga, Aguilar, James Rodríguez e Cuadrado; Ibarbo (Martínez) e Gutiérrez. Técnico: José Pékerman.
.

GRÉCIA X COSTA DO MARFIM

Pela primeira vez na história, a Costa do Marfim vê de perto a chance da classificação para a próxima fase. Embalada por dois duelos emblemáticos nas partidas iniciais, os africanos podem sentenciar a passagem desastrosa dos gregos no Brasil.
Essa semana, os jogadores Kolo Touré e Yayá Touré foram surpreendidos pela morte do irmão mais novo. Apesar de rumores de que deixariam o país, a dupla decidiu permanecer com a seleção africana, que une forças para despachar de vez um adversário que até então, sequer balançou as redes.

Horário: 17h
Local: Estádio Castelão (Fortaleza-CE)
Arbitragem: Carlos Vera (Equador)

Prováveis escalações:

Grécia: Karnezis; Torosidis, Manolas, Sokratis e Cholevas; Maniatis, Kone e Karagounis (Fetfatzidis); Samaras, Mitroglou (Salpingidis) e Gekas. Técnico: Fernando Santos.

Costa do Marfim: Boubacar; Aurier, Bamba, Kolo Touré e Boka; Tioté, Die e Yayá Touré; Gervinho, Kalou e Drogba (Bony). Técnico: Sabri Lamouchi.
.

COSTA RICA X INGLATERRA

Os maiores inimigos daqueles que vivem de previsões. O antídoto número um contra qualquer profecia. Entre as grandes surpresas do mundial, a maior delas atende pelo nome de Costa Rica.

De fato, os próprios torcedores não poderiam esperar por um caminho tão emblemático, principalmente após o sorteio dos grupos. Pela primeira vez na história, uma chave era composta por três campeões mundiais. Além deles, estavam os costa-riquenhos.

Após desempenhos inapeláveis diante de Uruguai e Itália, os centro-americanos precisam apenas de um empate para garantir a liderança do grupo D. Para despachar de vez os ingleses do território brasileiro, a seleção deposita suas apostas na solidez defensiva, liderada pelo zagueiro Duarte e no poderio ofensivo conduzido por Joel Campbell. No meio, o capitão Bryan Ruíz será o encarregado de novamente ditar o ritmo da equipe.

Horário: 13h
Local: Estádio Mineirão (Belo Horizonte)
Arbitragem: Djamel Haimoudi (Argélia)

Prováveis escalações:

Costa Rica: Navas; Umaña, Duarte e González; Gamboa, Borges, Tejeda, Bolanõs, Díaz e Ruíz; Joel Campbell. Técnico: Jorge Luís Pinto.

Inglaterra: Joe Hart; Glen Johnson, Cahill, Jagielka e Baines; Henderson, Gerrard, Sterling, Rooney e Welbeck; Sturridge. Técnico: Roy Hodgson.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: