Fundação Hemominas incentiva doação de sangue durante o período do Carnaval
sáb, 14 de fevereiro de 2015 01:49O Hemocentro Regional de Uberlândia funcionará normalmente nessa segunda-feira
DA REDAÇÃO – O Hemocentro de Uberlândia funcionará normalmente nessa segunda-feira, 16. A equipe ressalta a importância da doação de sangue na época do Carnaval, para prevenir em casos de acidentes de trânsito.
De acordo com Ludmila Guimarães Martins Abraão, coordenadora do Setor de Captação de Doadores, a doação de sangue é de extrema importância em todas as épocas do ano. “Atendemos 18 municípios da região, então, precisamos da doação, não só nessa época de Carnaval, em que há um agravamento, devido aos acidentes, mas também porque é necessário manter a quantidade de sangue regular no Hemocentro para atender a todos que necessitam”.
Nessa segunda-feira, o horário de funcionamento do Hemocentro será das 7 as 9h30 e das 14 às 17h. Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter uma noite tranquila de sono.
Não podem doar sangue, aqueles que tiveram hepatite, pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas nas últimas 12h anteriores à doação, utilizaram drogas injetáveis, apresentam ferimentos ainda não cicatrizados, mulheres grávidas ou em período de amamentação, pessoas que tenham feito tatuagem nos últimos 12 meses, pessoas que fizeram tratamento dentário recente, pessoas que tenham alguma das doenças especificadas pelo Hemocentro e outros.
Os interessados podem conferir os demais requisitos necessários no site da Fundação Hemominas (http://www.hemominas.mg.gov.br), ou através do número (34) 3088-9200.
Cadastro para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea
Lúcia Beatriz Neto França mora em Araguari e é mãe de uma adolescente que necessita de transfusões de sangue constantes e do transplante de medula óssea. “A doação de sangue é importante para os pacientes que fazem tratamento de quimioterapia, porque tanto as células ruins, quanto as células boas, acabam morrendo. É uma doação simples e o organismo repõe esse sangue rapidamente”.
Em relação ao cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), a mãe da jovem comenta que o procedimento é muito simples. “Basta ir ao Hemocentro mais próximo e pedir para ser cadastrado no banco. A pessoa preenche os papéis e o Hemocentro retira apenas 5ml de sangue para cadastrar e, posteriormente, verificar se há compatibilidade com algum paciente. Quanto mais pessoas se tornarem doadores, maior a possibilidade de salvar a vida de um paciente, pois a chance de compatibilidade é uma em 100 mil. Quando um compatível é encontrado, o Redome entra em contato com a pessoa e ela escolhe se quer realmente participar de todo o processo”.
Segundo ela, foi feita uma mobilização em Araguari, no início desse mês, que reuniu 74 novos doadores de medula. “Ainda não conseguimos encontrar um doador, mas é muito importante que todos façam o cadastro, porque muitos pacientes sobrevivem apenas com o transplante. Gostaria de incentivar as pessoas a se cadastrarem, pois o Hemocentro deve vir ao município em março para a coleta de sangue, mas não podemos ficar parados esperando. Peço a todos que também compartilhem essa campanha nas redes sociais, para que mais pessoas venham doar”.
Posto de coleta de sangue em Araguari
Em 2013, o Rotary Club Araguari Sul, em parceria com a prefeitura, iniciou um projeto para a abertura de um posto de coleta de sangue para o Hemocentro Regional de Uberlândia. O município está entre as cidades que mais contribuem para a manutenção dos estoques de bolsa de sangue. Esse motivo levou a prefeitura e a fundação a considerarem necessário o funcionamento de uma unidade de coleta do município.
O projeto prevê o atendimento semanal de 50 doadores, que poderia crescer de acordo com a demanda. A construção estava prevista para o mesmo ano, porém, o projeto foi paralisado.De acordo com Henrique Vieira, presidente do Rotary Araguari, os três clubes do município realizaram um evento, em 2014, com o objetivo de arrecadar dinheiro para a compra dos móveis do Hemocentro. “O dinheiro está guardado no banco, enquanto aguardamos o posicionamento da prefeitura para decidir o local onde será instalado”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Coluna: Furando a Bolha (03/10) qui, 3 de outubro de 2024
- Coluna: Da Redação (02/10) qua, 2 de outubro de 2024
- Legislativo promove primeira sessão ordinária do mês: resumo das discussões qua, 2 de outubro de 2024
- Eleições Municipais: proibição de prisões para eleitores começou ontem qua, 2 de outubro de 2024
- Fúria nos Trilhos da Emancipação: a história de Araguari nas mãos de Carlos Bedrossian qua, 2 de outubro de 2024
- Eleição municipal conta com esquema especial da Polícia Militar qua, 2 de outubro de 2024
- Tempo seco faz com que queimadas sejam constantes em Araguari qua, 2 de outubro de 2024
- Rodovias federais da região recebem atenção especial no domingo de eleições qua, 2 de outubro de 2024
- A competição apresentou grandes jogos e um nível altíssimo de futebol ter, 1 de outubro de 2024
- Evangelho Pleno e Elshadday A vencem seus duelos e vão disputar o título ter, 1 de outubro de 2024
> > Veja mais notícias...