Domingo, 14 de Junho de 2026 Fazer o Login

Fórum Permanente promove debate sobre políticas públicas voltadas à Cultura

sex, 21 de julho de 2017 05:29

Da Redação

Acontece nesta sexta-feira, 21, mais uma reunião do Fórum Permanente de Cultura. O encontro será a partir das 18h na Casa da Cultura Abdalla Mameri, situada à rua Coronel José Ferreira Alves e conta com a presença de pessoas ligadas ao setor e membros da sociedade civil.

De acordo com Arley Silvério, membro do Conselho de Cultura, por meio destas reuniões os participantes buscam alternativas para que sejam criadas políticas públicas voltadas ao setor cultural da cidade. Também é aguardada a presença do presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) Jean Laverdi e do secretário de Governo Rafael Guedes. “Na última reunião fizemos algumas reivindicações e agora esperamos respostas ou soluções por parte da gestão municipal para as demandas apresentadas,” disse.

As reuniões pretendem reorganizar o Fórum para que o município possa pleitear verbas através do Sistema Nacional de Cultural, visando o incentivo à cultura araguarina. Diante disso, um dos tópicos em discussão é a elaboração do Plano Municipal de Cultura que está em andamento desde 2009, mas não foi concluído.

A recomposição do Conselho de Cultura e da Comissão de Análise e Seleção de Projetos (CAS) também será colocada em debate. Para a continuidade das atividades pertinentes ao Conselho, é necessário que a Faec providencie a documentação necessária e publique um edital. Outro ponto que merece a atenção do poder público, segundo os participantes, é a paralisação do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC).

O Fórum foi reativado em maio desse ano, com o objetivo de estabelecer um espaço de articulação e promoção do debate sobre a Cultura no município. A iniciativa também busca estimular ações conjuntas entre governo municipal e sociedade civil, constituindo a esfera pública da cultura na cidade.

Dentre os principais objetivos do Fórum estão: a construção de uma rede formada por administradores e/ou gestores da cultura; técnicos, agentes, produtores e criadores culturais; movimentos sociais; grupos artísticos locais (escolas, universidades, fundações e institutos); associações de classe; associações de moradores dos bairros, ONGs culturais e outros, estimulando o debate e a ação cultural, além da promoção de políticas públicas e ampliação da democratização de ações do governo municipal. Seu fundamento é o direito à participação cultural dos cidadãos, entendida de forma ampla, respeitando a diversidade cultural.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: