Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Formatura da 8ª turma do Projeto Agente Ambiental Mirim acontece nessa terça-feira

ter, 31 de outubro de 2017 05:01

Da Redação

Evento conta com a participação de cerca de 150 alunos das redes pública e privada de ensino

A secretaria de Meio Ambiente, por meio da Sala Verde do Bosque “John Kennedy”, e a secretaria de Saúde, por meio da equipe de Educação em Saúde do departamento de Zoonoses, realiza, nessa terça-feira, 31, o encerramento da 8ª edição do Projeto Agente Ambiental Mirim.

De acordo com o Educador Ambiental, Joelson Silvano de Moura, o projeto consiste em um curso de formação e preparação de crianças e jovens em relação ao meio ambiente e saúde. “O agente ambiental mirim é um dos melhores projetos na área de Educação em Saúde e Educação Ambiental de Araguari. Ficamos bastante surpresos com os resultados, pois estamos fazendo a educação preventiva e, desde o ano de 2010, vários frutos estão sendo colhidos desse trabalho”.

Durante sete meses a equipe desenvolveu atividades práticas e em sala de aula

Durante sete meses a equipe desenvolveu atividades práticas e em sala de aula

 

O projeto contou com a participação de alunos de 4º ao 6º ano (8 a 14 anos) das Escolas Estaduais Raul Soares, Paes de Almeida, Rainha da Paz e Colégio Mais Positivo. “Esse ano, tivemos várias novidades em relação à formação e instrução dos jovens, pois realizamos mais atividades práticas e isso nos permitiu uma interação maior com os alunos e um melhor aproveitamento. Os alunos reagiram da melhor forma possível e pudemos perceber que eles realmente dão importância às temáticas relacionadas ao Meio Ambiente e Saúde”.

O projeto é realizado anualmente e, durante sete meses, os estudantes tem acesso a diversos módulos relacionados às temáticas, como: “o que é ser um agente ambiental mirim – meio ambiente e saúde: conceitos básicos”; “uso racional da água e doenças relacionadas com a transmissão hídrica: descrição, modo de transmissão e medidas profiláticas”; “combatendo a dengue e preservando o meio ambiente”; “gestão de resíduos sólidos e doenças transmitidas por vetores”; e “homem e meio ambiente: comemoração alusiva à Semana Mundial do Meio Ambiente”.

Além disso, também foram trabalhados os temas “acidentes e doenças causadas pelo lixo”; “qualidade de vida e saúde pública”; “queimadas: doenças relacionadas com as queimadas, aquecimento global e efeito estufa”; “desenvolvimento sustentável”; “conscientizando com arte: materiais reutilizáveis e recicláveis na criação de outros objetos”; “contos, cantigas e brincadeiras na sensibilização da saúde e do meio ambiente”; “interação com o meio”; “fauna e flora: biodiversidade brasileira”; e “história do Bosque John Kennedy”.

“As crianças são o foco do nosso trabalho, mas também temos o objetivo de envolver os pais e os responsáveis. A Educação Ambiental não deve ocorrer apenas nas escolas, mas é preciso que toda a comunidade participe; somente assim, teremos um resultado efetivo. Futuramente, também pretendermos envolver mais escolas que ainda não tiveram acesso ao projeto”, comenta o Educador Ambiental.

Segundo a Educadora em Saúde, Eliete Borges, a conscientização ocorre em pequenos passos. “Esse é um processo de transformação na cabeça das crianças e a mudança de cultura de seus pais, pois muitos não tiverem acesso a estes conteúdos em suas formações. Com certeza os nossos objetivos serão alcançados se continuarmos a fazer a nossa parte”.

Nessa terça-feira, a partir das 14h, será realizada a entrega de certificados e carteirinhas para aproximadamente 150 estudantes. Durante a entrega, também ocorrerão apresentações musicais e poemas relacionados à temática. O evento acontece na Academia de Letras e Artes de Araguari (ALAA), localizada na rua José do Patrocínio, 291, Centro.

Joelson Silvano convida toda a comunidade araguarina a participar da solenidade de entrega dos certificados. “Nós agradecemos pelo empenho e dedicação de toda a equipe organizadora desse evento. Estamos encerrando a 8ª edição do projeto e isso mostra que fizemos a diferença. Contamos com o apoio das escolas, empresas parceiras, comunidade araguarina e todos os envolvidos nesse projeto”.

As escolas interessadas em participar da próxima edição do Projeto Agente Ambiental Mirim podem entrar em contato com a equipe da Sala Verde do Boque Municipal John Kennedy pelo número (34)3690-3085.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: