Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 Fazer o Login

Final de semana marca o término de horário de verão

qua, 12 de fevereiro de 2014 00:47

GABRIELA GOMES – Durante parte do ano, o sol nasce antes que a maioria das pessoas tenha se levantado. Se os relógios forem adiantados, como por exemplo, nos meses de verão, a luz do dia será melhor aproveitada pois a maioria da população passará a acordar, trabalhar, estudar, em consonância com a luz do sol.

Termina nesse domingo, dia 16 de fevereiro, o Horário de Verão Brasileiro. À meia-noite de sábado para domingo os relógios devem ser atrasados em uma hora, para que o horário volte ao normal em dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Perante informações do Ministério de Minas e Energia (MME), estima-se que a economia deve chegar a R$ 400 milhões com a redução do consumo de energia durante esse período. Além disso, R$ 4,6 bilhões em investimentos em geração e transmissão de energia deixarão de ser gastos.

Em 2008, o horário de verão foi decretado por lei em determinadas regiões, tendo início e fim estabelecidos nos terceiros domingos de outubro e fevereiro, respectivamente.

De acordo com a estudante de 20 anos, Lorena Carrijo, o final do horário de verão infelizmente implica em dias pouco produtivos. “Em minha residência, economizamos mais em relação ao uso de energia elétrica, mas, o calor pode aumentar o consumo de ventiladores e banho”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: