Segunda-feira, 15 de Junho de 2026 Fazer o Login

Feira livre tem causado transtorno a moradores

sex, 29 de abril de 2016 08:43

Da Redação

Pela falta de sanitários, calçadas da rua Jaime Gomes são utilizadas para esse fim

A feira livre, inaugurada há 78 anos em Araguari, acontece de terça-feira a domingo. Mais de noventa feirantes se reúnem para comercializarem produtos diversificados como verduras, frutas, doces, temperos, pasteis, pescados e laticínios. O comércio é bem visto pela maior parte da comunidade, sobretudo para as pessoas que usufruem dos alimentos. No entanto, os moradores dos endereços onde as feiras são realizadas, discordam da maneira como as atividades são promovidas.

Prefeito se reuniu no mês de novembro com os feirantes e garantiu que iria atender as reivindicações em pauta

Prefeito se reuniu no mês de novembro com os feirantes e garantiu que iria atender as reivindicações em pauta

 

Décio Martins Arruda é residente na rua Jaime Gomes, no Centro, local em que a feira ocorre aos domingos duas vezes por mês. Em entrevista, o aposentado relata sobre a perturbação sofrida pela vizinhança. “Os feirantes começam a montar as barracas a partir das 4 horas. O barulho nos incomoda muito. Pouco tempo depois grupos de amigos voltando de festas começam a chegar, e utilizam a porta de nossas casas como banheiro. Outro transtorno é pelo fato de não podermos sair de carro, pois as barracas ocupam toda a rua. Além disso, a limpeza do resto de lixo acumulado fica por nossa conta,” desabafou.

Conforme acompanhado pela reportagem, no dia 23 de novembro, mais de trinta feirantes se reuniram com o prefeito Raul Belém (PP) para discutir questões referentes a infraestrutura.

Na ocasião, os trabalhadores apresentaram reivindicações, diante da importância do serviço prestado à comunidade. Os pedidos eram relativos a aquisição de lonas com material reforçado para garantir boa estrutura às barracas, demarcação dos espaços reservados aos feirantes, banheiros químicos e segurança pública tanto para os trabalhadores quanto para os clientes. Na tarde desta quarta-feira, a reportagem entrou em contato com representantes da prefeitura para falar sobre a previsão das melhorias.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clésio Meira, o edital contendo recurso para garantir às tendas está pronto. Os banheiros químicos e outras melhorias como palcos para realização de eventos serão acrescentados no edital. “Nossa previsão é de que a publicação aconteça ainda no mês de maio”, destacou.

Enquanto os transtornos de infraestrutura não são sanados, os feirantes também manifestam argumentam de insatisfação.  Roberto Oscar, conhecido como Betinho da Feira, trabalha quinze anos. Em entrevista, ele comenta que os transtornos ainda não foram sanados e ressalta sobre os últimos problemas enfrentados. “O número de crianças pedintes tem aumentado. Temos nos preocupado com esta situação, e gostaríamos que algum órgão acompanhe as feiras para acabar com este cenário. Não nos incomodamos com o fato de pedirem, mas de possíveis criminosos que possam agir contra estes pequenos”.

2 Comentários

  1. andre luiz grigorio disse:

    como tenho visto em muitas cidades por onde passo, gostaria de deixar registrado essa sugesta: um lugar próprio, instalacões próprias para os feirantes. ou seja: o lugar ideal que nao atrapalharia os moradores, seria as praças de nossas cidades.

  2. Romildo Gimenes conde disse:

    Sou morador rua duquesa Bragança Grajaú rj há 50 anos colocarão feira livre na rua acabou a paz de todos os vizinhos que reclamam o seu direito de ir e vir como diz a lei garagens instruídas fedor de peixe podre pessoas idosas sem poder sair seus portões muito lixo suas portas não dormem com barulho madrugada palavrões caminhões quebrando calçadas um caos de merda essas feiras tem que estar praça pública ou na rua que o prefeito mora estamos fazendo abaixo assinado para tirar essa feira pois nosso direito de ir e vir está sendo agredido pois nosso IPTU está alto em alguns estados onde tem feira tem desconto de 50% no imposto nossos direitos no ralo

Deixe seu comentário: