Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Famílias inscritas no CadÚnico  para programas sociais precisam atualizar cadastro

sex, 22 de agosto de 2014 01:18
O procedimento é imprescindível para que usuário
continue participando de programas sociais

CadUnicoDA REDAÇÃO – O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico)foi instituído como um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda. A medida é utilizada para a seleção de beneficiários e integração de programas sociais do Governo Federal.

Devido à obrigatoriedade e importância do cadastro, a secretaria de Trabalho e Ação Social em Araguari, alerta a população sobre o risco de bloqueio e cancelamento de benefícios como Bolsa Família, IPTU Social, inscrição na secretaria de Habitação para as casas populares, atendimento e participação nas atividades desenvolvidas nos CRAS, dentre outros programas oferecidos pela secretaria de Ação Social.

Conforme informou Luciana Borges coordenadora do programa Bolsa Família, as pessoas que possuem o cadastro e que não atualizaram nos últimos meses devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “No município, temos em média 15.856 famílias cadastradas, destas, 5 mil precisam atualizar o cadastro, uma vez que isso impede que o recurso do Governo Federal chegue até o município. Desta maneira estamos fazendo um chamado às famílias, pois o Cadastro Único garante vários benefícios, mas somente para aquelas que estão com os dados atualizados,” explicou.

O recadastramento pode ser feito durante todo o ano, entretanto, devido à quantidade de pessoas em situação irregular, foi estipulado um prazo de 30 dias para que procurem o CRAS. A utilização do Cadastramento Único pelas esferas do Governo proporciona maior abrangência dos programas sociais, ajuda a identificar os potenciais beneficiários e evita a sobreposição de programas para a mesma família.

Cadastro Único
O procedimento é arquivado em um banco de dados do Governo Federal para identificar beneficiários de programas sociais voltados para a população de baixa renda. Tal ferramenta possibilita a identificação de perfis diferenciados, como comunidades urbanas e rurais, que permitirá identificar melhor as famílias em situação de pobreza extrema; moradores de rua; pessoas sem registro civil de nascimento; além das características dos domicílios e o acesso aos serviços públicos oferecidos pelo governo.

CRAS

  • CRAS I bairro Maria Eugênia – rua São Francisco, 100
  • CRAS II conjunto Alan Kardec – bairro São Sebastião
  • CRAS III bairro Amorim – rua Joaquim Barbosa, 1241
  • CRAS IV bairro Santa Terezinha – rua Cláudio Manoel, 1087

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: