Falta de vacina contra raiva é problema nacional, afirma Epidemiologia
sex, 4 de novembro de 2016 05:31Da Redação
A vacina antirrábica humana é necessária no tratamento em caso de ferimentos ou mordidas causadas por animais como cães e gatos. A coordenadora de Epidemiologia do município, Lucia Hirono, ressaltou que a vacina está em falta desde o início do ano e o problema atinge todo o país.
Na última semana de outubro, a secretaria de Saúde recebeu quatro solicitações de pacientes que necessitavam da imunização, número que segundo ela, está acima da média de casos recebidos nos últimos meses.

Vacina antirrábica humana é produzida pelo Instituto Butantã, que não tem conseguido entregar as doses
A vacina antirrábica humana é produzida pelo Instituto Butantã, que não está conseguindo entregar as doses que são distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados. “O prédio teve que passar por uma reforma, foi fiscalizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Eles estão produzindo uma quantidade restrita,” afirmou.
Diferente de outras vacinas preventivas, a antirrábica humana é indicada somente após o paciente ter sido mordido por um animal com sinais da doença. O vírus fica no organismo em torno de 45 dias, prazo em que a imunização deve ser realizada. Hirono enfatizou que não existe contágio da raiva de um ser humano para outro, apenas animais infectados são transmissores.
Nem todos os casos de mordida por cão exigem a imunização, segundo ela. O paciente preenche uma ficha de notificação e explica as circunstâncias do ocorrido, que serão avaliadas. Depois disso, os casos são repassados para a Superintendência Regional de Saúde, em Uberlândia.
Caso o animal seja doméstico, é recomendável que ele fique sob observação por 10 dias. “Muitos acidentes envolvem cães de rua, porque as pessoas acabam indo atrás deles,” afirmou a coordenadora.
Por último ela ressaltou estar empenhada na obtenção das vacinas, que tem demorado de 10 a 12 dias para chegar. “Estamos fazendo o possível para agilizar esse processo, enviando as notificações o mais rápido possível. Pedimos a compreensão da população, pois é uma situação que não depende do município,” concluiu.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de energia em 2027 dom, 14 de junho de 2026
- Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas sáb, 13 de junho de 2026
- INAES apresenta planejamento estratégico sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural sáb, 13 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Polícia Militar reforça ações preventivas antes e após partida da Seleção Brasileira sáb, 13 de junho de 2026
- Associação Atlética Amigos do Resgate sáb, 13 de junho de 2026
- Amanhece Futebol Clube sáb, 13 de junho de 2026
- Fala, presidente: depois de muita luta e com a aprovação da lei na Câmara Municipal, finalmente vamos dar início ao calendário de 2026. sáb, 13 de junho de 2026
- MOMENTO BNI – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...