Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

FAEC realiza levantamento das atividades culturais realizadas em Araguari

sáb, 29 de março de 2014 00:01

DA REDAÇÃO – A Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) deu início ao Censo Cultural 2014, com o objetivo de cadastrar artistas e grupos, tanto formais como informais, que atuem em qualquer segmento, como artesanato, música, dança, teatro, capoeira, a fim de realizar um levantamento de todas as atividades culturais realizadas no município.

Segundo Carmen Alvim, presidente da Fundação, o cadastro atual está defasado. “Queremos conhecer os artistas araguarinos tanto quanto os espaços onde podem ser realizadas apresentações culturais ou projetos, como salões de festa, quadras, sedes de associação,” ressaltou.

O censo segue diretrizes estudais e federais, um dos passos para que Araguari seja inserida no Sistema Nacional de Cultura. Para isso, é necessária a construção de um centro cultural, obra complexa que exige tempo e recurso. Conforme a presidente, este passo ainda está distante, mas o município pode providenciar a inscrição. “Vamos fazer isso e ir complementando outras ações até estarmos aptos,” explicou.

O levantamento dará uma noção mais ampla daquilo que acontece na cidade, sejam ações apoiadas pela Faec ou desenvolvidas de forma independente. “Discutimos na Conferência Municipal do ano passado a importância de se conhecer para fazer,” ressaltou.

Cadastramentos serão feitos na sede da Fundação, localizada na rua Virgílio de Melo Franco, 11, Centro ou nos postos de atendimento instalados nos bairros durante a realização do projeto Prefeitura no Bairro. Alguns grupos possuem registro e devem apresentá-lo, mas como a maioria dos artistas são amadores, basta comprovar atuação e levar documentação pessoal.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: