Extravio de documentos lidera ranking de ocorrências diárias na delegacia
qua, 6 de agosto de 2014 00:09DA REDAÇÃO – Na manhã desta terça-feira, 5, José Correa Neto, de 42 anos, procurou a Delegacia da Comarca para denunciar o desaparecimento de sua Carteira de Trabalho. Pouco depois, foi a vez de Ligia Cristina, de 35 anos, informar a perda de uma folha de cheque no valor de R$ 1.737,45. Maria Aparecida, de 57 anos, perdeu o Certificado de Registro e Licenciamento Anual de sua motocicleta.
Estes são alguns exemplos de pessoas que procuram a sede da Polícia Civil todos os dias em Araguari desesperadas pelo extravio de algum documento. Aliás, é a modalidade líder de ocorrências, superando furtos e roubos. Muitos, às vezes, se esquecem onde deixaram seus pertencem e, mesmo assim, procuram registrar um boletim de ocorrência, até pela questão legal.
Entre os documentos que mais somem estão Carteira de Identidade, CPF, Título Eleitoral, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação e cartões bancários. Aqueles localizados em vias públicas normalmente são entregues nos Correios, nas emissoras de rádio e até na delegacia.
A Polícia esclarece que, para evitar transtornos, é preciso ser ágil. Após solicitar o BO, o cidadão é orientado a comunicar o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa sobre o extravio. Com o aviso, o documento é marcado com alerta de fraude, que serve para que qualquer empresa que confira o crédito da vítima saiba que a documentação foi roubada.
Escrever o RG no verso de cartões e colocar telefone comercial ao invés do residencial no verso de cheques são outras orientações passadas pelas autoridades para evitar extorsão no uso destas formas de pagamento. Outra orientação é tirar cópia de ambos os lados de todos os documentos que carrega, para saber o que havia em mãos no caso de ser extraviado.
De acordo com a Polícia Civil, um dos golpes praticados pelos criminosos no caso da Carteira de Identidade perdida ou furtada, por exemplo, é a alteração da foto original. Eles retiram o plástico do documento e colocam uma nova foto, podendo, assim, abrir contas em bancos e até fazer empréstimo com o nome da vítima.
DELEGACIA VIRTUAL
Há dois meses os cidadãos podem fazer também pela internet o registro de perda e extravio de documentos (CPF, identidade, título de eleitor, carteira de trabalho etc.) e de objetos pessoais (celular, relógio, equipamento eletrônico, animal, equipamento de trabalho, equipamento de comunicação etc.), sem precisar comparecer à delegacia.
O registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito por meio do preenchimento de formulários apresentados gradativamente na tela. Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passa por uma triagem. Em até 15 minutos, é emitida uma mensagem, informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids) para impressão. O documento pode ser usado para o acionamento de seguradoras, no caso dos acidentes sem vítimas, bem como, a partir de agora, para comprovação de extravio de documentos, entre outros fins.
Uma equipe de 16 profissionais, entre policiais e analistas, trabalha em esquema de plantão, na sede da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos e também para tirar dúvidas do público.
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