Expectativa para o comércio no Dia das Crianças é positiva
qua, 9 de outubro de 2019 05:31por Laura Alvarenga
Uma das datas mais esperada pelo comércio além do Natal está chegando. Comemorado no próximo sábado, 12, o Dia das Crianças pretende movimentar aproximadamente R$ 1,3 bilhão no varejo nacional, segundo dados da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Minas Gerais.

Alguns estabelecimentos poderão trabalhar com horários estendidos
Em Araguari, o presidente da CDL, Crystiano Batista, disse estar otimista e que a previsão é de um aumento de 7% nas vendas em relação ao ano passado. O presidente ressaltou que a recente liberação do FGTS é um fato importante, gerando um valor expressivo em movimentação no comércio que não era esperado.
De acordo com a FCDL, está previsto um gasto médio com presentes de R$ 199,00. Além disso, oito em cada dez entrevistados esperam pagar o produto à vista e 77% espera pesquisar o valor antes de efetuar a compra. Um terço dos entrevistados (33%) pretende adquirir dois presentes, enquanto 25% somente um.
Os filhos (48%), sobrinhos (38%), afilhados (18%) e netos (15%), estão entre os principais presenteados. Os produtos mais procurados neste período são bonecas e bonecos (45%), roupas e calçados (33%), jogos de tabuleiro (26%), além de carrinhos e aviões de brinquedo (18%).
Neste período ainda existe a possibilidade de alguns estabelecimentos trabalharem com horário estendido. Crystiano Batista informou que não há horário estipulado de forma concreta, que o expediente estendido é facultativo aos lojistas. A responsável por uma loja infantil no centro da cidade, disse que irá manter o atendimento normal, com a possibilidade de se estender na sexta-feira, 11, contudo no sábado, 12, a loja não abrirá.
A comerciante disse que a procura aumentou bastante desde o início da semana, principalmente no setor de brinquedos. “Outubro tem sido um mês muito bom e movimentado. Esperamos que daqui até o final do ano, a situação melhore cada vez mais”.
Quanto ao momento da compra, 33% disse que foram ou irão acompanhados da criança no momento da compra. Ao passo que 55% não foram ou não pretendem ter a companhia das crianças durante a escolha dos presentes. Nesta primeira semana de outubro, praticamente metade (49%) dos entrevistados irão às ruas para efetuarem as compras.
A funcionária de uma loja que também oferece artigos infantis disse que o local está bem movimentado nos últimos dias. “Os clientes sempre começam a procurar o presente próximo à data; acreditamos que até sábado as vendas sejam ainda melhores”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
