Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Expectativa para o comércio no Dia das Crianças é positiva

qua, 9 de outubro de 2019 05:31

por Laura Alvarenga

Uma das datas mais esperada pelo comércio além do Natal está chegando. Comemorado no próximo sábado, 12, o Dia das Crianças pretende movimentar aproximadamente R$ 1,3 bilhão no varejo nacional, segundo dados da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Minas Gerais.

Alguns estabelecimentos poderão trabalhar com horários estendidos

Alguns estabelecimentos poderão trabalhar com horários estendidos

 

Em Araguari, o presidente da CDL, Crystiano Batista, disse estar otimista e que a previsão é de um aumento de 7% nas vendas em relação ao ano passado. O presidente ressaltou que a recente liberação do FGTS é um fato importante, gerando um valor expressivo em movimentação no comércio que não era esperado.

De acordo com a FCDL, está previsto um gasto médio com presentes de R$ 199,00. Além disso, oito em cada dez entrevistados esperam pagar o produto à vista e 77% espera pesquisar o valor antes de efetuar a compra. Um terço dos entrevistados (33%) pretende adquirir dois presentes, enquanto 25% somente um.

Os filhos (48%), sobrinhos (38%), afilhados (18%) e netos (15%), estão entre os principais presenteados. Os produtos mais procurados neste período são bonecas e bonecos (45%), roupas e calçados (33%), jogos de tabuleiro (26%), além de carrinhos e aviões de brinquedo (18%).

Neste período ainda existe a possibilidade de alguns estabelecimentos trabalharem com horário estendido. Crystiano Batista informou que não há horário estipulado de forma concreta, que o expediente estendido é facultativo aos lojistas. A responsável por uma loja infantil no centro da cidade, disse que irá manter o atendimento normal, com a possibilidade de se estender na sexta-feira, 11, contudo no sábado, 12, a loja não abrirá.

A comerciante disse que a procura aumentou bastante desde o início da semana, principalmente no setor de brinquedos. “Outubro tem sido um mês muito bom e movimentado. Esperamos que daqui até o final do ano, a situação melhore cada vez mais”.

Quanto ao momento da compra, 33% disse que foram ou irão acompanhados da criança no momento da compra. Ao passo que 55% não foram ou não pretendem ter a companhia das crianças durante a escolha dos presentes. Nesta primeira semana de outubro, praticamente metade (49%) dos entrevistados irão às ruas para efetuarem as compras.

A funcionária de uma loja que também oferece artigos infantis disse que o local está bem movimentado nos últimos dias. “Os clientes sempre começam a procurar o presente próximo à data; acreditamos que até sábado as vendas sejam ainda melhores”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: