Executivo revoga decreto que criou Comitê de Enfrentamento à covid-19
sáb, 27 de junho de 2020 09:46Da Redação
O Executivo dissolveu o Comitê de Trabalho Especial para o enfrentamento ao coronavírus nesta sexta-feira, 26. Diante disso, está revogado o decreto municipal nº. 036. A decisão tomada pelo prefeito Marcos Coelho leva em consideração as determinações do Poder Judiciário, quanto as restrições de prestação de serviços, que nesta semana passaram a ser feitas de acordo com as recomendações do Comitê Extraordinário estadual e o Decreto Estadual nº 47.886, de 2020.

Nesta semana foram colocadas em práticas as deliberações de restrição do Comitê Extraordinário estadual no que se refere às atividades comerciais
Em nota a administração municipal informou que a decisão também é em razão do reflexo gerado pelo Comitê, nos diversos segmentos da sociedade, que agora se encontram submetidos a um processo judicial. Diante disso, as novas deliberações estão sendo feitas diretamente “em contato com os órgãos da prefeitura, que também tem buscado organizar a rede hospitalar municipal, ” ponderou Marcos Coelho.
Nesta semana, por exemplo, a gestão municipal se reuniu com representantes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Santa Casa e demais hospitais da cidade, no intuito de definir quais serão os critérios de atendimento e o perfil de paciente para cada unidade. O trabalho conta, ainda, com o apoio de gestores hospitalares e tem sido acompanhado pelo Poder Legislativo, através da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, que pretende analisar o processo relacionado a contratações e organização, para dar mais segurança e agilidade nos procedimentos.
Os dados do boletim epidemiológico foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na manhã desta sexta-feira, apontando 339 casos confirmados em Araguari, além de três mortes.
O Estado, pela primeira vez, apresentou dados da covid-19 que se aproximam daqueles apresentados pelos municípios do Triângulo Mineiro, mas ainda continuam divergentes dos dados informados pela Secretaria Municipal de Saúde, que atualizou o boletim epidemiológico, apresentando de 397 notificações com diagnóstico positivo.
Há ainda, pelo menos 382 suspeitas da doença, seis óbitos confirmados para a covid-19 e outros quatro seguem em investigação. Por conta desse aumento rápido de pacientes na cidade, a pasta municipal juntamente com o Conselho Municipal de Saúde publicou no correio oficial do município, um edital comunicando a realização de credenciamento para a locação de trinta leitos de internação de clínica médica em hospitais privados de Araguari. O credenciamento tem validade de até seis meses em caráter emergencial, em razão da pandemia. “A ação tem como objetivo o atendimento dos pacientes do SUS. Estamos empenhados em oferecer estrutura de qualidade para atender a demanda”, disse Marcos Coelho.
Enquanto isso, a doença já atinge 674 municípios mineiros, cerca de 79% dos aqui existentes. Uberlândia passou a apresentar notificações superiores à da capital mineira, subindo para 5.754 casos confirmados nesta sexta-feira, enquanto são 4.868 em Belo Horizonte. A Secretaria de Estado de Saúde mostra ainda que o estado tem 38.891 casos de covid-19 contabilizados até esta nesta sexta-feira.
O relatório também indica um aumento de 797% no número de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Minas Gerais. Cerca de 20 mil mineiros precisaram ser internados após apresentarem sintomas respiratórios, febre, baixa saturação ou tosse – o número é praticamente dez vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Uma prefeitura pode ser contra o decreto presidencial sobre serviços essenciais so porque este firma também comercialize brinques, em alimento ele vende ” arroz, feijao óleos, azeites, vinagres etc.