Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Executivo promove reuniões com lideranças para organizar rede hospitalar municipal

sex, 26 de junho de 2020 11:22

Da Redação

 

A Secretaria de Saúde informou que tem se mobilizado para organizar a rede hospitalar do município.

A Secretaria de Saúde informou que tem se mobilizado para organizar a rede hospitalar do município.

Com o aumento de casos e a aproximação do pico da pandemia de coronavírus em Minas Gerais estimado para acontecer em 14 de julho, os municípios tem se mobilizado para definir medidas efetivas no combate à covid-19. Araguari, por exemplo, está passando por um momento de mudanças que visam organizar a rede hospitalar para atender à demanda de pacientes infectados pela doença. Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, a reportagem foi informada que várias reuniões têm sido promovidas nos últimos dias para verificar o fluxo de transmissão do coronavirus no município, onde há cerca de 342 confirmações da doença. Além disso, há ainda cinco óbitos confirmados e quatro suspeitos, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela pasta municipal.

Em contrapartida, o informativo da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) continua apesentando números menores, tendo 148 casos confirmados da doença e três óbitos. “Também estamos em tratativas com a rede hospitalar do município e organizações de saúde, como o grupo Missão Sal da Terra, para definir o que será feito nos próximos dias. A prefeitura está unindo todas as frentes médicas do município e organizando ações visando o combate ao coronavirus na cidade”, afirmou o subsecretário Saulo Borges.

Além disso, o Executivo informou que o município possui recursos em caixa para serem investidos na saúde pública, como por exemplo, verbas parlamentares para a Atenção Básica, para compra de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e insumos para minimizar os riscos de contágio, além de verba para ser utilizada na área de Ação Social, bem como, a aquisição de exames para detectar a doença.

Em nota, a gestão municipal também destacou que possui recurso viabilizado através do deputado estadual Doorgal Andrada (PATRI), no valor de R$200.000,00, para ser utilizado no Hospital de Campanha, local que tem sido alvo de constantes reclamações devido às obras para reestruturação e as denúncias relacionadas à falta de leitos.  No que diz respeito à segurança daqueles que estão na linha de frente do trabalho de enfrentamento à doença, nesta quinta-feira, 25, a FIEMG Regional Vale do Paranaíba também entregou mais uma doação de um lote, contendo mil máscaras, desta vez para uso das Polícias Civil e Militar de Araguari.

A iniciativa atende a uma solicitação do presidente da Câmara Municipal vereador Wesley Lucas (PATRI), que acompanhou a entrega. Na oportunidade, Mauro Cunha, presidente do Sindicato da Indústria de Alimentação de Araguari (SINDIAA) e diretor da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, ressaltou que a FIEMG continua atenta às ações que possam ajudar o município diante dessa pandemia. No total, cerca de duas mil máscaras já foram doadas pela FIEMG. A entrega contou ainda com a presença do delegado regional, Wilton José Fernandes, o investigador Carlos Freire, bem como, o tenente Jessé Sechuts Dualdo, representando a polícia Militar, acompanhado pelo cabo Juliano e tenente Washington.

- A FIEMG Regional Vale do Paranaíba também entregou mais uma doação de mil máscaras, desta vez para uso das Polícias Civil e Militar de Araguari

– A FIEMG Regional Vale do Paranaíba também entregou mais uma doação de mil máscaras, desta vez para uso das Polícias Civil e Militar de Araguari

 

Na região do Triangulo Mineiro, o número de casos confirmados e óbitos têm aumentado rapidamente. O cenário preocupa, principalmente em Uberlândia, onde a taxa de ocupação dos leitos da rede municipal está em 97%. Estatística de hospitalização apresentada pela Saúde aponta que mais de quatro mil pessoas precisaram de internação nas redes pública ou particular após serem infectadas.

Analisando o boletim estadual é possível observar que a doença já ataca moradores de 652 municípios de Minas Gerais, ou seja, cerca de 76% dos 853 aqui existentes. Agora, o estado contabiliza 32.769 infectados. O número de óbitos também aumentou e, pela primeira vez, está acima de 800. Até o momento, 806 pessoas perderam a vida para a doença na região – eram 771 óbitos na quarta-feira, dia em que aconteceu recorde de novas mortes confirmadas pela pasta.

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    O Doorgal é um deputado que não fica de picuinha com ninguém e nem com a cidade, só procura ajudar.

Deixe seu comentário: