Evento marca abertura da fábrica Fertilizantes Tocantins em Araguari
qua, 5 de junho de 2019 05:03por Laura Alvarenga
A manhã desta terça-feira, 4, reuniu diversas figuras públicas a nível municipal, regional e nacional, na solenidade de abertura da fábrica Fertilizantes Tocantins (FTO) em Araguari. Na oportunidade, também estiveram presentes empresários de diversos setores e representantes internacionais da FTO prestigiando o evento.

Fábrica é interligada ao porto de Tubarão em Vitória (ES), através de sistema rodoviário e ferroviário
A empresa controlada pelo grupo suíço EuroChem, recebeu uma unidade completa no município interligada ao terminal da VLI com acesso rodoviário e ferroviário ao porto em Vitória (ES). Com o plano de expansão iniciado em 2008, a unidade de Araguari tem um investimento de R$ 91 milhões usados em uma construção de 27 mil m² de fábrica em um terreno com 158 mil m². Com isso, se consolidou como uma das quatro maiores empresas de fertilizantes no mercado brasileiro.
A fábrica, com capacidade de armazenamento estático de 100 mil toneladas, espera gerar 200 novos empregos diretos e indiretos no município. A unidade possui capacidade de produção de 9 mil toneladas de fertilizantes por dia, preparados em dois equipamentos de mistura com o objetivo de agilizar o processo e beneficiar diretamente o cliente.
Em agradecimento a todos os presentes e envolvidos na instalação da empresa no município, o CEO da Fertilizantes Tocantins, José Eduardo Mota, disse que a inauguração da unidade em Araguari “marca a entrada consistente da Fertilizantes Tocantins na região sudeste do Brasil”. Segundo o CEO a planta da atual unidade é a mais moderna do país e foi construída em tempo recorde, no prazo de nove meses. José Eduardo ressaltou que “estamos completando com sucesso o nosso plano de investimentos no Brasil, iniciado em 2016, quando o grupo EuroChem começou a operar no país”.

Evento marca abertura da fábrica Fertilizantes Tocantins em Araguari
De acordo com José Eduardo Mota, a unidade araguarina é a única em operação no interior do Brasil com acesso direto ao porto de Tubarão em Vitória. Após a chegada do material na fábrica, o sistema de correias é acionado, abastecendo a unidade. O método descrito marca a primeira operação da VLI no atual modelo brasileiro. A fábrica tem capacidade anual de 4 milhões de toneladas de fertilizantes, buscando destaque e reconhecimento de maneira ágil e eficiente.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
