Domingo, 10 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Estudantes dos centros educacionais da zona rural começam as aulas em março

sex, 22 de fevereiro de 2019 05:06

Da Redação

Para a maioria das escolas da rede municipal de ensino, o ano letivo começou nesta segunda-feira, dia 18. Estima-se que cerca de cinco mil alunos começaram as aulas em Centros Educacionais Municipais (CEMs) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Falta de transporte afeta estudantes da zona rural e da APAE **Divulgação

Falta de transporte afeta estudantes da zona rural e da APAE
**Divulgação

 

Das 32 unidades escolares do município, 27 iniciaram as aulas na data. No caso do CEM Mário da Silva Pereira, o início do ano letivo está previsto para o dia 25 tendo em vista que o imóvel que abriga a escola passa por reforma e ampliação.

As escolas da zona rural – CEM José Inácio (Contenda), Justino Rodrigues da Cunha (Água Clara), Rosa Mameri Radi (Alto São João) e Ozório Vieira (Barracão) – devem retornar as aulas somente após o Carnaval, no dia 11 de março. Isso porque ainda não foi concluído o processo licitatório para contratar a empresa que prestará o serviço de transporte escolar.

A previsão é que a licitação seja realizada no próximo dia 28. Enquanto isso, os estudantes que precisam do transporte, entre eles da rede estadual de ensino que retornaram às aulas no dia 7, enfrentam dificuldades para chegar à escola. Aqueles que não têm outra alternativa, podem ficar cerca de 20 dias sem conseguir ir às aulas.

Os alunos da zona rural são os mais prejudicados; tanto na questão de faltas escolares quanto perda de conteúdos, durante esse período. Estudantes que iniciam o último ano do ensino médio, estando na iminência de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também terão uma grande defasagem no conteúdo.

As aulas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE “Vovó Corina”) também estão sendo prejudicadas devido à falta do transporte. Mais de 200 estudantes frequentam as atividades escolares e os veículos  da associação não conseguem atender à demanda. Desta forma, desde o começo do mês, a situação vem afetando consideravelmente os alunos.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: