Estiagem e baixos níveis dos reservatórios ameaçam racionamento na região
ter, 11 de fevereiro de 2014 00:01DA REDAÇÃO – Os reservatórios no Sudeste e Centro-Oeste chegaram ao final do mês de janeiro, com média de 40,57% de armazenamento de água. Segundo estudos do Departamento de Água e Esgoto (Dmae), de Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro choveu um terço do volume costumeiro, o que contribuiu para a queda de nível dos reservatórios.
Conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entre as usinas hidrelétricas da região, apenas a Hidrelétrica de Emborcação registrou alta equivalente a 1,84%. O nível da hidrelétrica é de 39.73% de sua capacidade máxima. Para o abastecimento, a região conta ainda com os reservatórios de Miranda e Capim Branco I e II, que utilizam tecnologia de fio d’água e, por isso, não reservam água em dimensões semelhantes às hidrelétricas. As três usinas, portanto, são dependentes da preservação nas principais hidrelétricas.
Em Araguari, além dos reservatórios e poços artesianos, populares questionam um possível racionamento, uma vez que em alguns bairros do município, moradores enfrentam a interrupção no fornecimento de água.
Segundo a assessoria da Cemig, a cidade não está livre da baixa que vem acometendo todo o país. A orientação é que a população, de forma consciente, economize e monitore o uso diário de todas as atividades, visando diminuir aquelas que dispensem grande quantidade de água, como lavar ruas e calçadas, prática bastante comum.
Para o superintendente adjunto da SAE, Edson Dias Vieira Júnior, a falta de água em Araguari não está descartada, principalmente neste período de estiagem, entretanto a SAE está preparada para atender à demanda, principalmente com caminhões-pipa. “Estamos fazendo o monitoramento dos bairros de Araguari, para evitar uma grande interrupção. Estamos à disposição da comunidade. Basta entrar em contato conosco,” ponderou.
A situação em Uberlândia é a mesma, o Dmae emitiu um alerta à população sobre o uso racional da água. Em Juiz de Fora, a escassez de chuva resultou em rodízio no abastecimento. Nesta semana, a cidade dividiu os moradores em regiões para que a interrupção no fornecimento fosse feita de forma gradativa.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Muriaé devolve gestão do aeroporto ao Estado sex, 12 de junho de 2026
- Sistema OAB-MG lança Programa de Aceleração das Subseções (PÁS) sex, 12 de junho de 2026
- 13ª Conferência Municipal debate fortalecimento das políticas públicas para crianças e adolescentes sex, 12 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 12 DE JUNHO sex, 12 de junho de 2026
- Exposição e livro sobre o fotógrafo Geraldo Vieira ganham destaque na capital do país sex, 12 de junho de 2026
- Secretários escolares participam de capacitação sobre o Educacenso promovida pela Secretaria de Educação sex, 12 de junho de 2026
- Operação da Polícia Militar termina em confronto e morte de suspeito na BR-050 entre Araguari e Uberlândia sex, 12 de junho de 2026
- Incêndio em residência mobiliza militares da 2ª Companhia de Bombeiros. sex, 12 de junho de 2026
- Araguari se prepara para a Copa do Mundo e incentiva decoração regularizada de ruas e bairros sex, 12 de junho de 2026
- Prefeitura de Estrela do Sul amplia acesso à saúde bucal com entrega de próteses dentárias sex, 12 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
