Estacionamento rotativo completa dois anos de operação em Araguari
sáb, 28 de setembro de 2019 05:12Da Redação
O Estacionamento Rotativo está em funcionamento oficial desde 25 de setembro de 2017 e atende a área central de Araguari. São 1.767 vagas de estacionamento rotativo, sendo que, 100 são destinadas a idosos, 40 a pessoas com deficiência e 53 de carga e descarga compartilhada. Motociclistas são isentos da tarifa: para isso, foram criadas quase 3 mil vagas espalhadas na cidade através de bolsões. Com essa divisão, o número de vagas para motos é praticamente o dobro da quantidade de vagas que existia antigamente.

Estacionamento rotativo tem boa avaliação para os comerciantes e a maioria das pessoas que utiliza os serviços
No primeiro mês de funcionamento, 313 mil veículos utilizaram a Zona Azul. O serviço responde positivamente às expectativas do poder público e a disponibilidade de vagas vem fomentando o comércio no município. Após dois anos de operação, o estacionamento rotativo tem uma boa avaliação para os comerciantes e a maioria das pessoas que utiliza os serviços.
“A rotatividade no estacionamento é muito importante, pois, quando não havia a Zona Azul perdíamos muitos clientes que não conseguiam estacionar para fazer suas compras, enquanto outros carros ficavam por horas na porta das lojas e dentre eles havia até veículos dos funcionários e comerciantes. Agora, as pessoas têm essa facilidade por um preço que eu acho acessível”, apontou César Augusto de Oliveira, responsável por uma loja na região central da cidade.
Para a professora Maria Aparecida Costa, o estacionamento rotativo facilitou a organização do trânsito na cidade. “Está mais fácil encontrar uma vaga próxima aos locais que precisamos ir com frequência, como agências bancárias, lojas e farmácias,” ressaltou.
Entretanto, há ainda reclamações dos usuários que vão desde a dificuldade na hora de pagar pela regularização da vaga, até a manutenção e serviço de pintura estratigráfica nos estacionamentos, bem como, de moradores da área central que resistem ao serviço. “Passei a deixar meu carro na casa de meus filhos e pego carona com eles, porque não compensa deixar o carro estacionado na porta de casa e pagar o estacionamento, é muito caro,” relata uma moradora que preferiu não se identificar.
A população também tem relatado a aplicação de multas aos motoristas que acumulam dívidas e continuam utilizando o estacionamento rotativo de forma irregular. Nesses casos, os monitores estão orientando os motoristas sobre a oportunidade para regularizar, pois, correm o risco de serem autuados pela Polícia Militar por estarem descumprindo a legislação municipal.
Para falar sobre o assunto, os vereadores Wesley Lucas de Mendonça (PPS) e Levi Siqueira (MDB) solicitaram durante a sessão ordinária da Câmara, que seja realizada uma audiência pública com a participação dos responsáveis pela empresa Explora Participações em Tecnologia e Sistema de Informação S/A – EXP Parking responsável pela zona azul.
“Solicitamos informações à EXP Parking quanto ao balanço sobre a atuação nestes dois anos de implantação no município, contendo dados sobre a arrecadação, valores investidos e programação de novos investimentos, dificuldades e relação em geração de empregos. Além disso, também pedi que seja estudada a possibilidade da manutenção de marcadores e placas, nos espaços cedidos para atuação. Estamos aguardando retorno dos responsáveis. A princípio a audiência será na próxima quinta-feira,” afirmou o vereador Levi Siqueira.
O período de concessão do estacionamento rotativo é de 15 anos. Segundo informações da secretaria de Trânsito e Transportes, 24% do valor arrecadado através dos serviços, é encaminhado ao Fundo Municipal de Trânsito e Transportes para ser utilizado na melhoria das vias públicas. O estacionamento rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h e aos sábados das 8 às 13h sendo que o pagamento deve ser feito quando houver a notificação, que é colocada no para-brisa dos veículos.
Após estacionar o veículo em uma vaga do estacionamento rotativo, são considerados até 10 minutos de tolerância. O não pagamento do aviso de irregularidade pode acarretar em uma infração GRAVE de trânsito. Multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH. Art. 181, XVII do CTB. Os pagamentos dos débitos podem ser regularizados com os monitores e no escritório da EXP, localizado na rua Marciano Santos, 66, Centro.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Projeto liga Sul de Minas ao Porto de Angra sáb, 9 de maio de 2026
- Autismo e maternidade atípica são debatidos em roda de conversa na Câmara sáb, 9 de maio de 2026
- Com dezesseis equipes, entre elas Kubanacan e Famep, Copa terá início na segunda-feira sáb, 9 de maio de 2026
- Acidente com caminhão que transportava animais é registrado na BR-365 sáb, 9 de maio de 2026
- Em noite inspirada de Claytinho, Cascão Motors/Fuerza bate o S9/Fisiopediatria e conquista o caneco sáb, 9 de maio de 2026
- DA REDAÇÃO – 9 DE MAIO sáb, 9 de maio de 2026
- Campanha “Renovando Sorrisos” amplia acesso gratuito a próteses dentárias em Araguari sáb, 9 de maio de 2026
- Ecovias garante cobertura 4G em toda a extensão da BR-050 sáb, 9 de maio de 2026
- II Copa Araguari de Basquete em Cadeira de Rodas é aberta oficialmente no município sáb, 9 de maio de 2026
- Prefeito Renato Carvalho se reúne com secretário Rogério Greco e cobra ação urgente contra avanço da criminalidade em Araguari sáb, 9 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...
