Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Escassez de água afeta produtores rurais de Araguari

qui, 24 de julho de 2014 01:03

DA REDAÇÃO – Produtores rurais e piscicultores começam a sentir os problemas ocasionados pela falta de chuvas na região. Diante do extenso período de estiagem, alguns chegam a contestar o volume da água em poços artesianos, enquanto outros se desdobram para evitar possíveis prejuízos.

Para esclarecer a situação, a reportagem da Gazeta do Triângulo conversou com alguns especialistas, que dividem opiniões quanto aos problemas enfrentados até então. Gerente geral do Consórcio Capim Branco, Luís Fernando não se surpreende com a diminuição do volume da água.

“É evidente que a falta de chuvas provocaria uma diminuição do volume. Mesmo assim, é preciso que as pessoas se conscientizem de que a água subterrânea não interfere na água superficial”, ressaltou.

Conforme alguns produtores de peixes, a falta de água nos tanques provocou adequações na produção. Além disso, a surpresa com a quantidade da redução chega a levantar questionamentos sobre a influência da abertura irregular de poços artesianos. Para Alberto José, especionista agropecuário, o que ocorre nada mais é do que um reflexo da estiagem que assola a região.

“O que está acontecendo na região é que a falta da chuva propiciou a diminuição da produção. Em lugares onde minava água, ela deixou de correr. Não sabemos informar se realmente existem poços irregulares, mas de fato o volume nos córregos reduziu bastante. Muitos retiram águas para irrigação. Mesmo assim, o problema não é da retirada, e sim da própria estiagem”, afirmou o especialista, que reiterou acerca de medidas alternativas a serem tomadas diante da situação.

“A principal orientação é preservas os cursos d’água. Fazer o cercamento em Áreas de Preservação Permanente (APP) e manter a produção reservada. Para os piscicultores, orientamos para colocar um aerador, que movimenta a água levando mais oxigênio para os peixes. Se pegarmos um tanque e colocarmos uma lona para evitar a infiltração, basta levar o aparelho, que dispensa um volume maior”, completou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: