Terça-feira, 12 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Equipes da Saúde Mental participam de abraço simbólico

qua, 13 de setembro de 2017 05:12

Com Assessoria

Luta antimanicomial mobiliza todo o país

A prefeitura de Araguari, por meio da secretaria de Saúde, juntamente com as equipes do CAPS, CAPS AD, NASM e Redução de danos, participou ontem, 12, de um abraço simbólico na praça Manoel Bonito. A ideia surgiu durante reunião da Comissão Intergestora Triparte (CIT), ocorrida dia 31 de agosto, quando esteve presente o Coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro Filho, que apresentou uma avaliação da Rede de Atenção Psicossocial do país.

Segundo as informações veiculadas, em sua análise, o coordenador ressaltou a baixa produtividade dos serviços substitutivos em relação aos custos da rede, ressaltando a necessidade de rever a política de saúde mental em curso no país.

Equipes da Saúde Mental participam de abraço simbólico

Equipes da Saúde Mental participam de abraço simbólico

 

Diante desse sinal de alerta, a Coordenação Estadual de Saúde Mental da SES/MG recomendou a todos os envolvidos nessa histórica conquista da população brasileira, em especial usuários, familiares, trabalhadores e gestores da RAPS de Minas Gerais, que participassem desse abraço simbólico aos serviços substitutivos dos seus municípios e regiões.

Outros estados também estão se mobilizando para essa defesa da reforma psiquiátrica antimanicomial, demonstrando assim nossa força e capacidade de resistência a possíveis propostas de retrocesso.

“As equipes que integram a Rede de Saúde Mental de Araguari (CAPS, CAPS AD, NASM e Redução de Danos) abraçam a ideia de um trabalho voltado ao respeito e à inclusão, com o  fortalecimento dos  serviços de atenção, priorizando a qualidade de vida das pessoas e o resgate de sua dignidade” destacou Raquel Chedid Melo Borges, coordenadora da Saúde Mental.

Segundo o prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) a participação é fundamental nessa hora para garantir as conquistas necessárias para essa área da saúde. ”Nosso objetivo comum é manter uma saúde humanizada, sempre pensando na paz, no respeito e principalmente na vida, “ ressaltou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: