Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Equipe promove mutirão de limpeza visando combater a dengue no bairro Novo Horizonte

ter, 2 de abril de 2019 05:38

Da Redação

O departamento de Controle de Doenças e Zoonoses segue promovendo ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Os trabalhos foram intensificados no último sábado, 30, quando a equipe esteve nos bairros Novo Horizonte, Canaã e Beatriz, onde foi promovido um mutirão de limpeza. A mobilização teve início às 7h e contou com a participação de cerca de 120 servidores. O trabalho realizado em 74 quarteirões, incluiu a visitação à 2.100 imóveis. Ao longo do dia, a equipe também efetuou a limpeza de 12 terrenos baldios, quando foram coletados 230 pneus. Ao final da ação foi contabilizado o recolhimento de 12.710 toneladas de possíveis criadouros do mosquito.

Município figura entre as cidades que apresentam números preocupantes de dengue e chikungunya

Município figura entre as cidades que apresentam números preocupantes de dengue e chikungunya

 

De acordo com Guilherme Borges Pereira de Carvalho, que assumiu a coordenação do departamento de Zoonoses na última semana, o trabalho na referida localidade irá continuar. “Retornaremos ao bairro para concluir a retirada de outros materiais inservíveis. Também será feita a limpeza em seis terrenos, pois, tivemos um imprevisto no sábado e uma das máquinas utilizadas para remover o lixo apresentou problemas mecânicos. Assim, acreditamos que o peso recolhido de novos criadouros atinja de 22 à 28 toneladas de lixo recolhido naquela localidade.”

Durante a ação, os agentes também aproveitaram para fazer um trabalho de conscientização com os moradores que receberam orientações sobre os cuidados que podem ser tomados para evitar a proliferação de focos do mosquito da dengue. Dicas também foram repassadas através da distribuição de aproximadamente 750 panfletos informativos para prevenção e combate à dengue.

Para o coordenador, o trabalho conjunto tem dado resultados. “Estamos trabalhando de acordo com a necessidade de cada bairro e iremos chegar à todas as localidades, conforme o cronograma de ação do Departamento. Quero deixar registrado que sem a participação efetiva dos moradores no dia a dia e nos mutirões, não teríamos conseguido atingir nosso objetivo.”

O mutirão de limpeza contou ainda com a participação do deputado federal José Vitor (PMN) que se sensibilizou e demonstrou apoio às equipes. “Esta é uma iniciativa muito positiva, pois, tem a função de limpar a nossa cidade e a conscientização da comunidade. É de suma importância a participação de cada cidadão nesse processo de prevenção ao mosquito, causador de doenças tão perigosas. Compareci ao mutirão e estou comprometido com esse assunto, pois, precisamos dar nossa parcela de contribuição. Cada um fazendo a sua parte conseguiremos vencer esse mosquito que não pode ser mais forte do que uma população bem informada, disposta e unida,” ressaltou o deputado.

No sábado, houve ainda um trabalho de bloqueio de transmissão com a técnica Ultra Baixo Volume (UBV) leve ou fumacê como é conhecido popularmente e orientação aos moradores dos bairros Bosque e Independência. No domingo, 31, as equipes palestraram sobre as principais dicas de prevenção durante um evento social no bairro Madri. O cronograma segue com atividades na região do bairro Aeroporto, no dia 6 de abril. Diariamente, os agentes comunitários também estão promovendo visitações nas residências e fazendo o bloqueio através da bomba costal (UBV leve) principalmente em terrenos baldios e casas abandonadas.

Dengue x Chikungunya

Araguari continua entre as cidades que apresentam números preocupantes relacionados aos casos de dengue, segundo dados do Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). No município foram contabilizados 1.324 casos prováveis da doença até o dia 25 de março. No período de uma semana, os registros de febre chikungunya também passaram de 21 para 76 na cidade.

Prevenção

Boa parte dos itens considerados criadouros são vasos de plantas, pratos, bebedouros de animais e frascos com água. A principal recomendação é a realização de limpeza constante para eliminar a possibilidade de o mosquito se reproduzir. Criadouros positivos também são encontrados em caixas d’água, tambores e tonéis em geral. Os demais criadouros são encontrados em pneus e em depósitos elevados ligados a rede de caixa d’água.

1 Comentário

  1. Paulo disse:

    Tem foco de dengue na cidade toda. Tem quase 2 meses que os agentes não passam na minha rua.
    Quando pre isa eles somem…

Deixe seu comentário: