Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023 Fazer o Login

Equipe do Programa CEAPA de Araguari participa do Seminário de 20 anos da Política de Prevenção Social à Criminalidade em Minas

qui, 27 de julho de 2023 08:02

Da Redação 

 

Aconteceu em Belo Horizonte, promovido pela Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, um seminário voltado para trocas, reflexões e aprimoramento para todos aqueles que contribuem com a implementação da Política de Prevenção Social à Criminalidade do Governo de Minas Gerais, que, nesse mês, celebra 20 anos de atuação.

 

Em duas décadas, foram cerca de 4 milhões de atendimentos ao público, realizados por seis programas em 200 territórios do estado.

Equipe CEAPA presente em BH
** Divulgação

 

A equipe do Programa CEAPA em Araguari marcou presença nos três dias de evento, se fortalecendo para continuar contribuindo com uma sociedade cada vez melhor.

 

O seminário reuniu aproximadamente 500 pessoas e foi marcado por palestras, divulgação de resultados, apresentações de oficinas, exposições e debates. Também foi lançado o Guia Municipal de Prevenção Social à Criminalidade, um instrumento que poderá servir de apoio a prefeituras na construção de projetos e ações locais de prevenção à criminalidade.

 

Presente em 61 municípios do estado, a Política de Prevenção Social à Criminalidade atua para incidir diretamente em fatores sociais que geram violências e criminalidade, a partir de ações integradas e com a participação da sociedade civil. A Política de Prevenção foi idealizada e se desenvolveu ao longo dos anos como referência no Brasil e no mundo, com boas práticas e metodologias amplamente reconhecidas, contribuindo há duas décadas para a construção de uma segurança pública cidadã. Ao longo dos anos, sua abrangência foi ampliada e, hoje, realiza mais de 200 mil atendimentos ao público todos os anos.

 

O programa CEAPA foi responsável por acompanhar mais de 161 mil alternativas penais no estado. Minas também é referência na responsabilização de homens autores de violência contra a mulher no âmbito da Lei Maria da Penha, tendo encaminhado 5.815 homens para grupos de responsabilização nos últimos cinco anos.

 

Em Araguari, a CEAPA está localizada na rua Aurélio de Oliveira, 187, Centro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: