Sexta-feira, 13 de Junho de 2025 Fazer o Login

Entidades locais lutam diariamente pelos direitos dos deficientes de Araguari

qui, 4 de dezembro de 2014 06:31
Atletas do basquete durante desfile cívico em Araguari.Foto: Gazeta do Triângulo

Atletas do basquete durante desfile cívico em Araguari.
Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – O Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992 e tem o objetivo de promover maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência, bem como, para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.

Apesar de não promover evento especial nesta data, o presidente da Adefa (Associação dos Deficientes Físicos de Araguari), Vicente Gonçalves Chaves comenta que a luta dos deficientes físicos e da Sociedade dos Surdos de Araguari tem sido diária, principalmente, por meio de reivindicações junto a prefeitura e ao Ministério Público, em prol da acessibilidade em prédios públicos.

Ele explica sobre os problemas enfrentados e o anseio por uma mudança efetiva. “Há aproximadamente dois anos foi firmado um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre prefeitura e Ministério Público, com o objetivo de que a administração municipal disponibilizasse mecanismos para oferecer o acesso de pessoas com deficiência a todas as repartições municipais. No entanto, o direito ainda não foi disponibilizado”.

Segundo acrescenta, o Movimento de Pessoas com Deficiência se reconhece como sujeito das mudanças ocorridas, ao mesmo tempo em que se coloca diante de novos desafios, uma vez que essa luta é sem fim.

Outros anseios também são destacados por Vicente Chaves. “A gente não quer apenas rampas, banheiro adaptado, vaga reservada e piso podotátil. Queremos cultura, diversão e arte. Teatro acessível, respeito à diversidade, escola bilíngue e muito mais”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: