Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Empresariado apoia proposta de criação de Região Metropolitana

qui, 17 de abril de 2014 13:48
Em reunião, representantes do empresariado
manifestaram apoio ao empreendimento
O evento teve como finalidade envolver e mobilizar o empresariado buscando o apoio do setor à iniciativa. Foto: Daniel Nunes/SECOM/PMU

O evento teve como finalidade envolver e mobilizar o empresariado buscando o apoio do setor à iniciativa. Foto: Daniel Nunes/SECOM/PMU

DA REDAÇÃO – A proposta da comissão de municípios da região de se criar, inicialmente, a Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com 16 municípios, conquistou na última sexta-feira (11) o apoio das lideranças empresariais das cidades envolvidas, durante reunião realizada à tarde, no salão de reuniões da Prefeitura Municipal em Uberlândia. O evento teve como propósito envolver o empresariado na causa, de forma a mobilizar o apoio do setor à iniciativa, que vem sendo discutida, amplamente, desde o ano passado.

A reunião foi organizada pelas prefeituras de Uberlândia e Uberaba e preparada pela Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, designada pelo prefeito Gilmar Machado, para cuidar do assunto.  O encontro teve a participação de cinco prefeitos e representantes das demais cidades além de empresários de Uberaba, Araxá, Araguari, Ituiutaba, Patrocínio e Ituiutaba. A última etapa de discussão da proposta dos municípios será realizada, no dia 25 de abril, às 10h, em Uberaba, com deputados estaduais e federais da região, para que eles também se envolvam no movimento.

Durante o debate, os representantes do empresariado dessas cidades conheceram o estudo de viabilidade técnica da região metropolitana, elaborado pela Universidade Federal de Uberlândia, a pedido da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), e a estratégia montada pelas cinco microrregiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que compõem a comissão, para levar a proposta adiante. As cinco microrregiões são: Amvap, Amvale, Amapla, Amapar e Amgra. Após a exposição, os empresários usaram da palavra e manifestaram o seu apoio.

Os prefeitos Gilmar Machado, de Uberlândia, Paulo Piau, de Uberaba, Lucas Campos, de Patrocínio, Ademir Melo, de Campo Florido, e Rui Ramos, de Pirajuba, ressaltaram a importância do envolvimento da classe na empreitada. Gilmar Machado e Paulo Piau acrescentaram que, embora a região metropolitana possa ser criada, inicialmente, com 16 municípios, no decorrer da sua implantação as outras cidades da região poderão se integrar a ela.

Atualmente tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei criando a região metropolitana do Triângulo Mineiro com 66 municípios. A deputada estadual Liza Prado, autora do projeto, esteve presente à reunião.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: